EDUCAÇÃO INFANTIL - Projeto Incentivando a Leitura
Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros/ fichas contendo adversidade textual(Parlendas, Trava-língua,O que é? O que é? Poesias, etc.).
Duração: julho / dezembro
Justificativa:
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
Objetivos:
Incentivar a leitura e o contato com os livros• desde cedo.
Tornar a leitura um ato prazeroso.•
Possibilitar a• integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
Estimular os alunos a participar ativamente da• ciranda de livros.
Estrutura Programática•
Conteúdos: Troca de livros e fichas entre as crianças.
Desenvolvimento: Através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.
Conteúdos Atitudinais: o projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , interagindo com a leitura dos mesmos.
Problematização: O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.
Procedimentos Metodológicos: A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a ciranda dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.
Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura. Ao final do terceiro bimestre, será realizada uma feira de livros com produções dos próprios alunos, para apresentação aos pais.
Recursos: Livros e fichas de interesse para as crianças.
Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
Justificativa:
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
Objetivos:
Incentivar a leitura e o contato com os livros• desde cedo.
Tornar a leitura um ato prazeroso.•
Possibilitar a• integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
Estimular os alunos a participar ativamente da• ciranda de livros.
Estrutura Programática•
Conteúdos: Troca de livros e fichas entre as crianças.
Desenvolvimento: Através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.
Conteúdos Atitudinais: o projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , interagindo com a leitura dos mesmos.
Problematização: O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.
Procedimentos Metodológicos: A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a ciranda dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.
Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura. Ao final do terceiro bimestre, será realizada uma feira de livros com produções dos próprios alunos, para apresentação aos pais.
Recursos: Livros e fichas de interesse para as crianças.
Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
Professora: Vilma Aparecida Rogante Orlando
Fichas de Leitura / Baú de Fichas
Dedoches: Contar, ler e inventar histórias
Avental de Histórias: Fábulas, desenvolvendo Valores
Sacolinha da Leitura: Foi levada para a casa, para os pais lerem aos filhos.Incentivando ao prazer da leitura e envolvimento da escola e família.
Leitura de fichas promovendo a troca entre os alunos
Fantoches incentivando a imaginação e criatividade.
Leitura de livros diversos
Poesia: Bolhas
Massinha de modelar: Ler, contar , recontar e moldar os personagens da história
Ler, recontar e fazer questionamentos da história lida.
Ler por prazer, mesmo sem saber , poder criar sua própria história pelas gravuras.
Ler textos de todos os gêneros.
Ler pelo simples prazer de ler, pois ler é desvendar caminhos, viajar pela mundo da imaginação.
Parabéns, você é mesmo incrível. Que 2012 seja uma ano de novas descobertas e cheio de ideias boas. Sáude , paz e muita criatividade para você. Um grande abraço
ResponderExcluirDenise
Parabéns minha irmã, pela criatividade, dinamismo e muita paciência!
ResponderExcluirDenise, muito obrigada, como sempre. muito agradável. Também desejo à você um 2012, repleto de coisas boas! Adoro você! Beijos!
ResponderExcluirOlá Sonia, obrigada por visitar me Blog!Vou te contar um segredo: Amo o que faço.Beijos!
ResponderExcluir