Álbum do Folclore
Este Álbum apresentou os personagens do Folclore e algumas de suas características, são eles: Lobisomem, Iara, Boto cor-de-rosa,Saci Pererê, Boitatá, Cuca, Mula sem cabeça, Curupira, Boi Bumbá.Além do texto escrito as crianças puderam pintar os personagens folclórico, montando assim o álbum. Assistimos no notebook, o DVD do Folclore.
O livro: Cinco Patinhos , a música da Xuxa, as crianças, cantaram, passando o dedinho nas palavras e mostrando a quantidade de patinhos com os dedinhos. Pegamos vários objetos em sala de aula, e quantidade de crianças, relacionadas ao número trabalhado, as crianças andaram em cima da fita crepe, colada no chão para memorizarem e aprenderem os numerais.Traçaram na lousa e ilustraram o livrinho.
O livro: ABC das Canções, cada página foi vivenciada cantamos a música começadas com as letras do alfabeto, conhecendo a letrinha, reconhecendo-a no próprio nome ou de seu amiguinho.Cantamos, gesticulamos, passamos o dedinho na letra da música e desenvolvemos a coordenação e a Arte, pelas pinturas, recortes e colagens, despertando a criatividade, imaginação e sendo autores de sua próprias histórias.Ao fazer estes três livros a autonomia foi desenvolvida, a interação entre os pares foi proporcionando a arte de :
Aprender a Conhecer / Aprender a Fazer / Aprender a Conviver / Aprender a Ser
A Educação do século XXI , enseja novas técnicas para a educação. preocupando-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, indica o interesse, a abertura para conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer, mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver, aqui temos o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade e Valores como caminho do entendimento e, finalmente; aprender a ser, visto, talvez, como o mais importante, por explicitar aí o papel do cidadão e o objetivo de viver.
A sala foi preparada para acolher e receber aos pais, fizemos uma Árvore de Natal com garrafa pet.Na parede quadro feito coletivamente pelos alunos,valorizando o trabalho em grupo.
Material feito pelos alunos durante o ano letivo, DVD de fotos e os três livrinhos montados por eles.
Fiz um cartão de Natal e entreguei a cada criança e sua família.
Os pais mandaram a latinha e eu enfeitei e coloquei dentro mini panetones, cada criança ganhou uma latinha.
Pedi cabo de vassoura, lã, garrafa pet e EVA, aos pais , eles mandaram e eu montei estes lindos cavalinhos e cada criança ganhou o seu.
Fiz um cartão de Natal e entreguei a cada criança e sua família.
Montei um DVD de fotos com nossos melhores momentos, foram colocadas músicas do Luan Santana, pois durante todo ano as crianças cantaram muito estas músicas.Para todo o sempre ficará guardado em nossa história.
Com esta reunião, pude agradecer aos pais pelo apoio e ajuda que tive durante todo o ano,.Tudo que eu pedi, ou se fossem chamados para conversar sobre seu filho, atenderam prontamente, só tenho muito que agradecer. Foi muito válida esta aproximação da Escola e Família.
Fiz um questionário com perguntas relacionadas sobre o BLOG na Educação de seu filho, os depoimentos foram maravilhosos, alguns pais postaram comentários no Blog. Os pais que não compareceram , fui levar pessoalmente, na casa de cada criança, todo material e agradecê-los, pelo ano que estivemos juntos.E Mais uma vez à todos muito obrigada!
Foi um Maravilhoso trabalho realizado em 2011, com estes pequeninos do Maternal II , que aprendi a amar a cada um deles com sua maneira de ser.
Foi um Maravilhoso trabalho realizado em 2011, com estes pequeninos do Maternal II , que aprendi a amar a cada um deles com sua maneira de ser.
Que coisa mais linda Vilma! Parabéns pela sua dedicação. É por existirem professoras como você que ainda acredito na educação.
ResponderExcluirBeijos floridos.
Van,obrigada! Saudades! Beijos!
ResponderExcluir