quarta-feira, 23 de março de 2011

Mensagem aos Pais






      
  


A importância da Relação Escola-Família


Como é que os pais se devem envolver no processo educativo dos filhos?

Qual a importância da relação entre a escola e a família no processo de desenvolvimento do educando?



Quando a escola se aproxima da família e a família do processo educativo do aluno há uma aproximação positiva que resulta num maior desempenho dos alunos, por outro lado, quando há um baixo envolvimento parental na escola poderá haver um risco para o abandono e para o fracasso escolar. A interação das famílias e da escola no processo educativo do aluno tem um efeito muito positivo.

O desenvolvimento da criança está inevitavelmente ligado à escola e à família. Considerando que cada pessoa é autora e participante da sua história de vida, escola e família devem fomentar uma educação para a liberdade baseada na promoção da construção do projeto pessoal de vida de cada criança e facilitar as capacidades de cada um tendo em conta a sua individualidade. Somos seres com identidade própria, mas devemos nos relacionar bem com os outros.



A parte que compete aos pais na educação da liberdade assume o contraste entre momentos de autoridade e de diálogo.Quando falamos em autoridade, é no sentido de uma paternidade responsável e interessada e não em autoritarismo. Só existe uma atitude capaz de equilibrar as relações de autoridade-dependência entre pais e filhos: a autenticidade. A autenticidade permite que os pais sejam pais, e não que aparentem uma paternidade, e torna possível que os filhos sejam filhos. Importa destacar o valor do diálogo. O diálogo exige dos pais a atitude de compreender o filho. Compreender não significa estar de acordo com as ideias ou o comportamento do filho. Mas estar consciente e aceitar a pessoa do filho. Não existe o filho ideal, como não existe o pai ideal. Para dialogar é necessário estar aberto aos novos valores.

Educar os filhos para que sejam pessoas responsavelmente livres é uma tarefa difícil e dura para os pais, mas é também uma tarefa apaixonante, pois a liberdade é a raiz da personalidade humana.



Os pais também devem ajudar a promover a aprendizagem como: ler aos filhos, ouvi-los a ler(mesmo quando ainda não sabem), conversar sobre diferentes temas, pedir-lhes a opinião, passear, entre muitas outras atividades. Além disso, os pais podem ajudar a proporcionar um ambiente de estudo facilitador da aprendizagem, ajudar a organizar horários de estudo e ajudar nos trabalhados escolares.



Também é importante para os alunos sentirem que os seus familiares participam nas atividades organizadas pela escola,os pais também têm a possibilidade de conhecer melhor a escola, os professores e colegas.



Tal como os pais, a escola educa para a liberdade, através do diálogo e da autoridade. Por isso, nestes dois campos, as posições são idênticas, quer para a família, quer para a escola, e pressupõem uma forte coordenação para colocá-la em prática.Além disso, a escola educa através da sua maneira de atuar. Um educando aprende a ser livre quando os sistemas educativos lhe apresentam um padrão no qual ele pode desenvolver, progressiva e racionalmente, as suas capacidades críticas e de opção, dentro de um compromisso de obrigações que o aperfeiçoam como pessoa e o inserem na sociedade.



Podemos então destacar que Família e Escola têm uma missão compartilhada na orientação pessoal do educando.


                                                                                                                                                       Professora: Vilma Orlando


                

Um comentário:

  1. Vilma... Ficou lindo o Blog , Você caprichou !É
    mesmo um prazer poder trabalhar com você! Você coloca paixão no seu trabalho e dá vida a tudo que faz. Com certeza nossos alunos só lucram com sua dedicação e eu... agradeço a Deus por me dar a oportunidade de trabalhar e conviver com você mais um ano !
    PARABÉNSSSSSSSSSSSSSS!!!
    Beijão Débora Rodrigues

    ResponderExcluir