segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Evento do Projeto Vida, Valores e Cidadania

 PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA


• Boas vindas/ Pai Nosso



O girassol

Penso no meu destino de ser humano. Penso no quanto eu também sou necessitado de me voltar para uma força regente, absoluta, determinante. Preciso de Deus.

Então intuo. Deus me dá aos poucos, em partes, dia a dia, em fragmentos.

Eu dele recebo, assim como o girassol se recebe do sol, porque não pode sobreviver sem sua luz.

O mesmo é comigo. O mesmo é com você. Deus é nosso sol e nós não poderíamos chegar a ser quem somos, em essência, se nele não colocarmos a direção dos nossos olhos. Cada vez que o nosso olhar se desvia de sua regência, corremos o risco de fazer ser o nosso sol o que na verdade não passa de luz artificial.

Sejamos como os girassóis...

Uma coisa é certa. Nós estamos todos num mesmo campo. Há em cada um de nós uma essência que nos orienta para o verdadeiro lugar a que precisamos chegar, mas nem sempre realizamos o movimento da procura pela luz.

Girassol só pode ser feliz se para o sol estiver orientado. É por isso que eles não perdem tempo com as sombras.

Eles já sabem, mas nós precisamos aprender.



• Música: Iluminar / Padre Fábio de Melo

Iluminar

Meu coração vai batendo em disparada

No horizonte dessa estrada

Vai seguindo sempre em frente

Buscando a luz, um sinal de lua clara

Pra que o escuro da jornada

Não confunda o olhar da gente

Meu coração, meio flor, meio de aço

Vai achando o seu compasso

Vai cumprindo aos poucos o seu papel

Encontrando seus motivos para amar

Renovando seus motivos pra sonhar

Pra não se perder

Pra não esquecer

Que o amor só com amor pode pagar...

Que o amor nos faz voar!

E nessa procura vou me aventurando

Vou criando asas que me levam longe

É pro alto que eu vou

Coração me leva a desbravar o mundo

Emprestando a luz pra quem está no fundo

Quero iluminar!

Coração me leva pelas suas asas

Semeando sonhos, desbravando estradas

É no alto que está o meu lugar

(Vou buscando um lugar)

E vivendo pra iluminar

E vivendo pra iluminar

iluminar

• Nós seres humanos, não podemos educar se não for por meio de valores, que não é outra coisa que mostrar as nossas crianças o que, na nossa opinião, é “bom” e o que é “mau”, o que” vale” e o que “não vale”porque sem entrar na questão básica da ética, porque algo é bom ou é mau, podemos afirmar que, como educadores, o que queremos transmitir aos nossos filhos é que “ isto o fará feliz e que aquilo o fará infeliz”.

Valores estão relacionados a convivência. Dificilmente alguém pode duvidar de que desenvolver nas crianças o respeito às pessoas e as coisas, ensinar-lhes a dialogar corretamente ou a cooperar com os demais resultará numa vida mais pacífica, maior satisfação e bem estar para a sociedade.

• Convido a professora Márcia e seus alunos com as músicas: Bom dia! E Pombinha Branca;

* A AMIZADE É UM TESOURO

Pensadores mais recentes realçaram a enorme importância da amizade nas nossas vidas. A amizade é um tesouro. Sem ela a vida é um deserto. O sentido da vida depende largamente das nossas redes de amizade.Um amigo é um grande tesouro. Tudo na vida acaba, mas o amor, da amizade verdadeira, duram a vida inteira.

• Convido as professoras: Adriana e Lázara com seus alunos com a música: Bom Dia Amigo!



• Viver é ter chance de acreditar que a cada dia podemos fazer mais coisas que imaginávamos.

É acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé, a nossa inspiração maior.

É buscar nos pequenas coisas, um grande motivo pra ser feliz.O amor é um sentimento que torna os relacionamentos melhores.

• Convido a professora Mary Elza e seus alunos com a música: O Cravo e a Rosa.



• Perseverar significa ser constante, persistir, permanecer, não desistir. Como podemos perseverar? A perseverança é uma virtude, um hábito que necessita ser desenvolvido. Como todo caminho começa pelo primeiro passo, precisamos iniciar com vontade e força de vontade. Neste momento e durante todo o processo, precisamos de determinação e coragem. Quando conseguimos atingir um objetivo, sentimos mais confiantes em nós mesmos e recebemos mais forças para atingir maiores realizações. A perseverança recebe novas energias da motivação e a motivação nasce do desejo de se alcançar um objetivo. Portanto, quanto maior a vontade de vencer, maior a motivação, maior a determinação para enfrentar as dificuldades. Ser perseverante é não desistir jamais.

• Convido a professora Laurinda e seus alunos com a música: A Formiguinha



* Estamos vivendo um momento de muita agitação. A copa do mundo começou e a nosso país encontra-se todo enfeitado, esperando chegar ao hexa.



O futebol ajuda o homem a se autodisciplinar, ensinando-o a colaborar com os outros dentro de uma equipe; esse esporte se converte em um acontecimento universal que une os homens de todo o mundo com um mesmo sentir, com a mesma esperança, temores, paixões e alegrias”.



Para nós, o futebol deve ser essa descoberta: seguirmos a Cristo, reconhecendo os valores dos outros, jogando limpo, manifestando a solidariedade. A alegria é a expressão de uma realização, não passageira como a copa do mundo que passa, mas realização plena da qual nos encontramos como pessoas criadas por Deus para a eterna alegria.

• Eu professora Vilma e meus alunos, com a música: Deus.



Mensagem do Girassol

O girassol é uma flor amarela, muito grande, que gira sempre em busca do sol. E é por essa razão que é, popularmente, chamada de girassol.Quando uma pequena e frágil semente dessa flor brota em meio a outras plantas, procura imediatamente a luz solar.É como se soubesse, instintivamente, que a claridade e o calor do sol lhe possibilitarão a vida.

Assim como os girassóis, nosso corpo físico também necessita da luz e do calor solar, da chuva e da brisa, para nos manter vivos.Mas não é só o corpo físico que precisa de cuidados para prosseguir firme.

O Espírito igualmente necessita da Luz Divina para manter acesa a chama da esperança.Precisa do calor do afeto, da brisa da amizade, da chuva de bênçãos que vem do alto.

Todavia, é necessário que façamos esforços para respirar o ar puro, acima das circunstâncias desagradáveis que nos envolvem.Muitos de nós permitimos que os vícios abafem a nossa vontade de buscar a luz, e definhamos dia a dia como uma planta mirrada e sem vida.Ou então, nos deixamos nos levar pelo desânimo e ficamos a reclamar da sorte, sem fazer esforços para sair da situação que nos desagrada.

É preciso compreender os objetivos traçados por Deus para a elevação de seus filhos, que somos todos nós.E para que possamos crescer, de acordo com os planos divinos, o Criador coloca à nossa disposição tudo o de que necessitamos.

É o amparo da família, que nos oferece sustentação e segurança em todas as horas...

A presença dos amigos nos momentos de alegria ou de tristeza a nos amparar os passos e a nos impulsionar para a frente.

São as possibilidades de aprendizado, que surgem a cada instante da caminhada, tornando-nos mais esclarecidos e preparados para decidir qual o melhor caminho a tomar.Por essa razão, devemos entender que Deus tem um plano de felicidade para cada um de nós e que, para alcançá-lo, é preciso buscar os recursos disponíveis. É preciso imitar os girassóis.

Hoje cada família levará para casa a primeira sementinha lançada em terra por seus filhos, trata-se do girassol, ajude seus filhos a cuidarem desta plantinha, deixem no sol, coloquem água, enfim cuidem dela para que dêem a flor e cultive as sementes para que novas flores nasçam perpetuando assim a vida.

Assim são nossos filhos, os valores são ensinados no dia-a-dia, pelas atitudes que tomamos diante de situações que acontecem. Peçamos à Deus que ele nos ilumine para que saibamos tomar atitudes corretas para fazer de nossos filhos seres humanos completos. Que os valores aprendidos que saibam respeitar, amar e que aprendam conviver. Obrigada à todos!

* Entrega dos girassóis, mensagem e o livrinho feito pelos alunos .( Aqueles que as crianças plantaram e cuidaram durante todo o projeto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário