domingo, 8 de agosto de 2010

Crônica: Uma Certa Professora Vilma

Prezada amiga

Segue a crônica, especialmente dedicada a você. Não creio que será difícil encontrar meios para publicá-la em Novo Horizonte.

Com sincera amizade

CELSO ANTUNES

1. UMA CERTA PROFESSORA VILMA

CELSO ANTUNES
24. 11. 2008.

Vilma é professora extremamente dedicada, mas não era a única educadora com essa qualidade inefável. Vilma amava seus alunos e não os via senão imprescindível complemento de sua família, de seus sonhos e de suas esperanças. Nessa particular, Vilma era absolutamente maravilhosa, mas não era única nessa prerrogativa. Vilma sempre foi profissional completa, assídua, caprichosa, ilimitada no atendimento dos princípios éticos e do cumprimento de seu dever. Mas, ainda que sejam qualidades raras, não era a única que as apresentava na escola pública em que trabalhava. Uma coisa, entretanto, fazia de Vilma uma professora incomum e original.
Vilma, com estudo e criatividade, soube fazer das letras de seu nome as iniciais de cinco itens que jamais admitia estar ausente de suas aulas, que nunca podia aceitar que seus alunos não aprendessem e praticassem na vida que vivia, os fundamentos desse acróstico. Nesse particular, Vilma soube fazer única, pois onde quer que ensine ou onde quer que estude, jamais esquecia de:

V – Visão Sistêmica, isto é, a percepção para sempre enxergar o todo, para jamais isolar causa de conseqüência, ato de intenção, ação da emoção. Para Vilma não existia um texto sem contexto, jamais mostrava um tema aos seus alunos sem vinculá-lo às suas vidas, seus anseios e seu entorno.
I – Iniciativa. Vilma não se conformava com a mesmice e nem se deixava engolir pela repetitividade. Buscava sempre novas maneiras de ensinar, pesquisava com paixão outras formas de ministrar aulas e quando descobria que alguns alunos não aprendiam, tratava de criar esquemas e veredas para que caminhassem com os demais os caminhos do saber significativo.
L – Leitura. A professora Vilma sabia que sem ela não se cresce e, por isso, fez leitora contumaz e jamais aceitava que um aluno seu pudesse não assumir a plenitude do encantamento pelo que lia. Contava historias, narrava aventuras, analisava jornais, ensina-os a perceber a linguagem dos panfletos e, com persistência, mostrava a todos – até a quem não era seu aluno – que ser leitor é ser viajante, é descobrir mundo e construir sonhos.
M – A Matemática para a professora Vilma era muito mais que uma disciplina curricular. Não ensina seus alunos para que fizessem contas, fazendo de conta que não descobriam os números na vida e no ambiente. Era por essa razão que seus alunos aprendiam Matemática para fazer compras, calcular espaços, medir distâncias, identificar grandezas e sentir que os números eram amigos verdadeiros que ajudavam melhor viver.
A – Mas, a professora Vilma sabia que o acróstico com os valores de seu ensinar, somente poderiam representar referência e caminho quando seus alunos pudessem ser criteriosamente avaliados. Por essa razão, a letra final de seu nome, destacava uma avaliação significativa onde jamais se comparava aluno com outro aluno, mas se fazia do progresso de cada um uma passagem para sua auto-estima e sua plena autonomia.
A crônica não fala, mas os que em sua linda cidade conhecem Vilma, andam fofocando que vai aproveitar as férias de fim de ano para com as letras de seu sobrenome, mas idéias agregar as suas aulas.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Celso Antunes

Agradecimento ao querido Mestre Celso Antunes

Apresentação do Projeto

Apresentação do Projeto

Imaginação e Criatividade

 Lucimara e Vilma
Brincando no Parquinho

Girassóis plantados pelos alunos


Homenagem de agradecimento mãe de aluno

Toda equipe escolar

 Agradecimendo de Clara e mamãe

 Plantando a sementinha do girassol

 Brinquedo (sucata) Balangandan

 Música: Deus

 Palestra Psicologa Luciane ( Educação e Limites)

Turma reunida  

Professoras despertando prazer pela leitura

Evento do Projeto Vida, Valores e Cidadania

 PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA


• Boas vindas/ Pai Nosso



O girassol

Penso no meu destino de ser humano. Penso no quanto eu também sou necessitado de me voltar para uma força regente, absoluta, determinante. Preciso de Deus.

Então intuo. Deus me dá aos poucos, em partes, dia a dia, em fragmentos.

Eu dele recebo, assim como o girassol se recebe do sol, porque não pode sobreviver sem sua luz.

O mesmo é comigo. O mesmo é com você. Deus é nosso sol e nós não poderíamos chegar a ser quem somos, em essência, se nele não colocarmos a direção dos nossos olhos. Cada vez que o nosso olhar se desvia de sua regência, corremos o risco de fazer ser o nosso sol o que na verdade não passa de luz artificial.

Sejamos como os girassóis...

Uma coisa é certa. Nós estamos todos num mesmo campo. Há em cada um de nós uma essência que nos orienta para o verdadeiro lugar a que precisamos chegar, mas nem sempre realizamos o movimento da procura pela luz.

Girassol só pode ser feliz se para o sol estiver orientado. É por isso que eles não perdem tempo com as sombras.

Eles já sabem, mas nós precisamos aprender.



• Música: Iluminar / Padre Fábio de Melo

Iluminar

Meu coração vai batendo em disparada

No horizonte dessa estrada

Vai seguindo sempre em frente

Buscando a luz, um sinal de lua clara

Pra que o escuro da jornada

Não confunda o olhar da gente

Meu coração, meio flor, meio de aço

Vai achando o seu compasso

Vai cumprindo aos poucos o seu papel

Encontrando seus motivos para amar

Renovando seus motivos pra sonhar

Pra não se perder

Pra não esquecer

Que o amor só com amor pode pagar...

Que o amor nos faz voar!

E nessa procura vou me aventurando

Vou criando asas que me levam longe

É pro alto que eu vou

Coração me leva a desbravar o mundo

Emprestando a luz pra quem está no fundo

Quero iluminar!

Coração me leva pelas suas asas

Semeando sonhos, desbravando estradas

É no alto que está o meu lugar

(Vou buscando um lugar)

E vivendo pra iluminar

E vivendo pra iluminar

iluminar

• Nós seres humanos, não podemos educar se não for por meio de valores, que não é outra coisa que mostrar as nossas crianças o que, na nossa opinião, é “bom” e o que é “mau”, o que” vale” e o que “não vale”porque sem entrar na questão básica da ética, porque algo é bom ou é mau, podemos afirmar que, como educadores, o que queremos transmitir aos nossos filhos é que “ isto o fará feliz e que aquilo o fará infeliz”.

Valores estão relacionados a convivência. Dificilmente alguém pode duvidar de que desenvolver nas crianças o respeito às pessoas e as coisas, ensinar-lhes a dialogar corretamente ou a cooperar com os demais resultará numa vida mais pacífica, maior satisfação e bem estar para a sociedade.

• Convido a professora Márcia e seus alunos com as músicas: Bom dia! E Pombinha Branca;

* A AMIZADE É UM TESOURO

Pensadores mais recentes realçaram a enorme importância da amizade nas nossas vidas. A amizade é um tesouro. Sem ela a vida é um deserto. O sentido da vida depende largamente das nossas redes de amizade.Um amigo é um grande tesouro. Tudo na vida acaba, mas o amor, da amizade verdadeira, duram a vida inteira.

• Convido as professoras: Adriana e Lázara com seus alunos com a música: Bom Dia Amigo!



• Viver é ter chance de acreditar que a cada dia podemos fazer mais coisas que imaginávamos.

É acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé, a nossa inspiração maior.

É buscar nos pequenas coisas, um grande motivo pra ser feliz.O amor é um sentimento que torna os relacionamentos melhores.

• Convido a professora Mary Elza e seus alunos com a música: O Cravo e a Rosa.



• Perseverar significa ser constante, persistir, permanecer, não desistir. Como podemos perseverar? A perseverança é uma virtude, um hábito que necessita ser desenvolvido. Como todo caminho começa pelo primeiro passo, precisamos iniciar com vontade e força de vontade. Neste momento e durante todo o processo, precisamos de determinação e coragem. Quando conseguimos atingir um objetivo, sentimos mais confiantes em nós mesmos e recebemos mais forças para atingir maiores realizações. A perseverança recebe novas energias da motivação e a motivação nasce do desejo de se alcançar um objetivo. Portanto, quanto maior a vontade de vencer, maior a motivação, maior a determinação para enfrentar as dificuldades. Ser perseverante é não desistir jamais.

• Convido a professora Laurinda e seus alunos com a música: A Formiguinha



* Estamos vivendo um momento de muita agitação. A copa do mundo começou e a nosso país encontra-se todo enfeitado, esperando chegar ao hexa.



O futebol ajuda o homem a se autodisciplinar, ensinando-o a colaborar com os outros dentro de uma equipe; esse esporte se converte em um acontecimento universal que une os homens de todo o mundo com um mesmo sentir, com a mesma esperança, temores, paixões e alegrias”.



Para nós, o futebol deve ser essa descoberta: seguirmos a Cristo, reconhecendo os valores dos outros, jogando limpo, manifestando a solidariedade. A alegria é a expressão de uma realização, não passageira como a copa do mundo que passa, mas realização plena da qual nos encontramos como pessoas criadas por Deus para a eterna alegria.

• Eu professora Vilma e meus alunos, com a música: Deus.



Mensagem do Girassol

O girassol é uma flor amarela, muito grande, que gira sempre em busca do sol. E é por essa razão que é, popularmente, chamada de girassol.Quando uma pequena e frágil semente dessa flor brota em meio a outras plantas, procura imediatamente a luz solar.É como se soubesse, instintivamente, que a claridade e o calor do sol lhe possibilitarão a vida.

Assim como os girassóis, nosso corpo físico também necessita da luz e do calor solar, da chuva e da brisa, para nos manter vivos.Mas não é só o corpo físico que precisa de cuidados para prosseguir firme.

O Espírito igualmente necessita da Luz Divina para manter acesa a chama da esperança.Precisa do calor do afeto, da brisa da amizade, da chuva de bênçãos que vem do alto.

Todavia, é necessário que façamos esforços para respirar o ar puro, acima das circunstâncias desagradáveis que nos envolvem.Muitos de nós permitimos que os vícios abafem a nossa vontade de buscar a luz, e definhamos dia a dia como uma planta mirrada e sem vida.Ou então, nos deixamos nos levar pelo desânimo e ficamos a reclamar da sorte, sem fazer esforços para sair da situação que nos desagrada.

É preciso compreender os objetivos traçados por Deus para a elevação de seus filhos, que somos todos nós.E para que possamos crescer, de acordo com os planos divinos, o Criador coloca à nossa disposição tudo o de que necessitamos.

É o amparo da família, que nos oferece sustentação e segurança em todas as horas...

A presença dos amigos nos momentos de alegria ou de tristeza a nos amparar os passos e a nos impulsionar para a frente.

São as possibilidades de aprendizado, que surgem a cada instante da caminhada, tornando-nos mais esclarecidos e preparados para decidir qual o melhor caminho a tomar.Por essa razão, devemos entender que Deus tem um plano de felicidade para cada um de nós e que, para alcançá-lo, é preciso buscar os recursos disponíveis. É preciso imitar os girassóis.

Hoje cada família levará para casa a primeira sementinha lançada em terra por seus filhos, trata-se do girassol, ajude seus filhos a cuidarem desta plantinha, deixem no sol, coloquem água, enfim cuidem dela para que dêem a flor e cultive as sementes para que novas flores nasçam perpetuando assim a vida.

Assim são nossos filhos, os valores são ensinados no dia-a-dia, pelas atitudes que tomamos diante de situações que acontecem. Peçamos à Deus que ele nos ilumine para que saibamos tomar atitudes corretas para fazer de nossos filhos seres humanos completos. Que os valores aprendidos que saibam respeitar, amar e que aprendam conviver. Obrigada à todos!

* Entrega dos girassóis, mensagem e o livrinho feito pelos alunos .( Aqueles que as crianças plantaram e cuidaram durante todo o projeto).

Atividades do Projeto


Observações:

- O livro do Projeto foi montado em meia folha de sulfite para cada página.



- A apostila de orientações ao professor foi elaborada pensando em um melhor desenvolvimento de todo projeto, porém , cada professor deve dar seu jeito especial e adaptar de acordo com a realidade de sua turma.


Bom trabalho à todos!


Profª :Vilma Aparecida Rogante Orlando



PROJETO VIDA ,

VALORES E

CIDADANIA












EMEI e Creche São Vicente de Paulo

Professora: Vilma A. R. Orlando

EMEI E CRECHE SÃO VICENTE DE PAULO

PROFESSORA:VILMA A. R. ORLANDO



MATERNAL II TURMA: D MANHÃ:PROJETO



ILUSTRAÇÕES:



ANA BEATRIZ BUENO DE CARVALHO

ANA CLARA GARCIA DE ALMEIDA

BEATRIZ SILVA MARTINS

CARLOS A. BATISTA FERREIRA

CARLOS EDUARDO PEREIRA DA SILVA

CLARA LETÍCIA DA SILVA

ENZO OLIVEIRA DE SOUZA

FELIPI RODRIGUES DE SOUZA

GABRIEL TEIXEIRA DE GODOY

GABRIELA PEDROSO

GABRIELA PEREIRA PAVANELLI

JOÃO PEDRO FLORÊNCIO DA SILVA

KAUÃ GREEN

LUISA LOPES BILAQUI

RAFAEL DE CAMPOS RODRIGUES

RYAN CARLOS SANTOS LIMA

YGOR MAURICIO


MEU PRIMEIRO LIVRINHO

FOI FEITO COM MUITO CARINHO

CADA PÁGINA ESTÁ NA MINHA MEMÓRIA

FORAM TODAS VIVENCIADAS

E FAZEM PARTE DE MINHA HISTÓRIA

GUARDE-O COM CARINHO

PARA QUE EU POSSA VÊ-LO

QUANDO FICAR BEM VELHINHO

2010



VOCÊ MORA NO MEU ...


















NOME:_____________________________________



DATA:_____________________________________

DESENHE VOCÊ E SEU MELHOR AMIGO

















NOME:________________________________________



DATA:_________________________________________

EMOCIONÔMETRO



COMO ESTOU ME SENTINDO HOJE:




















NOME:________________________________________



DATA:_________________________________________


CONFIANÇA



O DESENVOLVIMENTO DA CONFIANÇA EM SI MESMO OU

AUTOCONFIANÇA COMEÇA COM A ELIMINAÇÃO DESSE

MAL QUE SE CHAMA MEDO ...



DESENHE QUAL É SEU MAIOR MEDO?


















NOME:_________________________________________



DATA:_________________________________________


AGRADECIMENTO



Pela vida, pela família por tudo que somos

e temos.



Desenhe você e sua família.















NOME:____________________________________



DATA:____________________________________


ALEGRIA

A ALEGRIA NÃO MORA NO CORPO, MORA NA ALMA,

ONDE HÁ SONHOS E SAUDADES.

DELA NÃO NOS CANSAMOS. A ALEGRIA É O SENTIMENTO

QUE TE DEIXA CADA VEZ MAIS LEVE.










NOME:_________________________________________



DATA:__________________________________________



HUMILDADE



Pensando bem:

"Humildade é a arte de ser exatamente o que Deus quer

Que a gente seja, nem mais, nem menos”. Mário Machado



NOME:_____________________________________

DATA:_____________________________________


PAZ


Defender a paz significa cuidar de nós mesmos,

dos outros e do mundo à nossa volta.














NOME:_________________________________________



DATA:_________________________________________


PROTEÇÃO



Deus é semelhante a um caderno, ele nos permite

os erros pra que a gente aprenda pra fazer do jeito

certo. Você tem errado muito? Não importa aceite

de Deus esta nova pagina de vida que tem nome

de hoje.



Deus está sempre nos protegendo e nos dando

novas oportunidades, permita que ele transforme

sua vida.













NOME:_______________________________________



DATA:________________________________________



ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES:



PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA



Na coleção: Amiguinhos do Criador, além dos livros, tem o DVD, que deverá ser mostrado o filme de cada valor trabalhado e cada tema , tem uma música em karaokê que poderá ser cantada por todos. Indo mais além este DVD, possui jogos dos Sete Erros e Memória, que poderão serem usados no computador, para gerar maior interação.



1- Amor



-Leitura da história : Amor (Amiguinhos do criador);

Texto:O que é o amor?



- Explanação oral das histórias, o professor deve falar sobre as várias formas de amor que existem, fazer questionamentos sobre este sentimento, resgatar este sentimento, por relato dos alunos e fatos acontecidos no dia-a-dia.

- Filme: Amor

- Música: Meu coração transborda de paz.



- Atividade artística: Você mora no meu... ( Entregar a folha e pedir para a criança desenhar a pessoa que mais gosta, o professor escrever o nome desta pessoa, logo após o aluno terminar o desenho).



2- AMIZADE



-Leitura da história : Amizade( livro Amiguinhos do criador);



-Explanação oral da história, falar sobre este sentimento, pedir que relatem algo que fizeram à algum amigo.Professor é importante deixar o aluno se expressar oralmente, contribuindo para o desenvolvimento da oralidade , pois só assim ele poderá confiar em você e revelar, fatos importantes que fará a aula ser significativa. A criança só aprende valores, sendo valorizada em tudo que fala e faz, nos exemplos vivenciados.

-Atividade Artística:Desenhe você e seu melhor amigo. É aconselhável promover a interação entre eles, de modo que se respeitem , se ajudem, aprendam a conviver com o outro, treinando para a diversidade da vida. Usar brinquedos, brincadeiras e jogos.

- DVD: filme: Amizade;

- Música: Amigo





3- BONDADE





DINÂMICA: Para o outro



-Pegar garrafas pet e cortá-las, esquentar a borda e virar ou cortar a borda em tirinhas e virar para fora, este vasinho deve ser feito pela criança, pode cortar flores em EVA, por cola quente e colar ou pode enfeitá-lo como preferir. Colocar terra, colocar a sementinha ou a muda de flor , cada educando deve cuidar de sua florzinha até ela se desenvolver, depois deverá ser ofertada para, alguém que a criança goste muito. ( Optamos pela sementes de girassol. Os vasos foram enfeitados com papel crepom marrom e laranja).



4- BRANDURA


-Ler a história: Brandura ( Amiguinhos do Criador);

-Fazer explanação oral de como manter o coração brando, citar exemplos. Falar um pouco de Deus, a importância dele em nossa vida, sem envolver religião, respeitar a todas. Escutar as crianças perguntando, o que faz você ficar calmo, feliz, sentir-se bem, etc.



DINÂMICA: EMOCIONÔMETRO



-Colocar na mesinha, as caretinhas do Smile ( alegre e triste), os alunos apontam qual a carinha que expressa como está se sentindo naquele momento, em seguida, verbalizam o por quê. A turma opina e o professor questiona, propondo alternativas para a resolução de determinados problemas que forem revelados durante a dinâmica. Realizar a atividade na escolha individualmente, colar a caretinha na folha com atividade emocionômetro.




RODA DE CONVERSA: fazendo fechamento da semana do foi visto e falado esta semana, repetir os tópicos: Amor, Amizade, Bondade e brandura, qual dia você mais gostou? O que marcou mais sua vida? O que te deixou mais feliz? Procurar nesta atividade, aumentar a auto estima fazendo as crianças sentir-se bem, pode até colocar uma música e fazer um relaxamento.

As crianças devem levar na bolsa no fim do dia uma mensagem aos pais promovendo interação deles com a escola, colocá-los diante dos Valores trabalhados com os filhos, para que possam também ajudar a cultivar estes Valores ou até florescer os seus Valores.



DINÂMICA: MASSA MÁGICA

-Entregar pedaços de massinhas às crianças e pedir para modelar com esta massa qualquer coisa, ao som de uma música, ao final verificar o que cada um fez, pedir para verbalizarem o que fizeram. pode-se fazer esta dinâmica com os olhos fechados e ao abri-los verificar o que fizeram.

A proposta é que os alunos respondam aos questionamentos:

- o que você fez?

variante: pode-se criar uma história coletiva conforme as respostas dadas pelos alunos.



5-CONFIANÇA



- Ler a história : Confiança(Livro: Amiguinhos do Criador);

- Trabalhar a oralidade, perguntar em quem o aluno confia;

- Ressaltar a importância dos pais e das pessoas mais velhas;

-Trabalhar o medo com a história: A Estrelinha Azul.

-Após contar a história, formar uma roda de conversa, permitindo que cada aluno na sua vez fale sobre seu medo.

- Passar o filme: Cocoricó/ Medos e Mistérios;

-Entregar a folha de atividade para que desenhem seu maior medo.

- Dinâmica: Autoconfiança.

- DVD/ Filme: Confiança;

-Música: Deus jamais esquece.( deixar tocar a música enquanto desenham ).



História:“A Estrelinha Azul"


Certa ocasião, no céu grande e bonito, o Sol, depois de um dia de muito trabalho, acordou a branca Lua e recomendou:



SOL: - Amiga Lua, estou cansado e preciso de dormir um bocado. Toma conta do céu e não o deixe ficar escuro.



A Lua levantou-se sem demora. Bateu palmas e chamou as estrelinhas.



LUA: - Depressa, meninas. Depressa! Lavem-se e escovem-se para brilharem bastante. Lembrem-se de que temos que tornar o nosso céu claro e brilhante!



As estrelinhas apareceram a correr e todas muito alegres, começaram a lavar-se e a escovar-se. E, que coisa maravilhosa!!! Á medida que se limpavam, brilhavam cada vez mais. E como ficavam lindas as estrelinhas!

Todas não: havia uma que estava feia e ainda muito suja! Era a Estrelinha Azul.

A Lua logo que a viu, falou zangada:



LUA: - Anda cá, Estrelinha Azul. Como é que tu estás assim tão suja, tão cheia de pó?



A Estrelinha Azul estremeceu de medo e respondeu atrapalhada:



ESTRELINHA AZUL: - É que ontem eu estava a brincar e ao escorregar nas nuvens fiquei cheia de pó...



LUA: - Ontem? Disse dona Lua mais zangada ainda. Que vergonha!...Então tu dormiste assim?...Não faças mais isso! Limpa-te depressa, que estás muito atrasada.



A Estrelinha Azul saiu ligeiro de perto de dona Lua e, enquanto andava, resmungava:



ESTRELINHA AZUL- Não gosto de me lavar!! Não gosto de me escovar!... Não quero andar limpa!



AS OUTRAS ESTRELINHAS - Não digas tal coisa! Não sabes, então, que quando estamos limpinhas a nossa luz é vista da Terra? A estas horas todos devem estar a olhar para nós, e a admirar o nosso lindo céu!



Mas, nem assim a estrelinha quis ficar limpa e fugiu depressa, toda suja, procurando esconder-se de dona Lua.

Escureceu mais ainda, e o céu ficou cheio de estrelas brilhantes. Entretanto, havia um cantinho escuro onde nada brilhava. Era o lugar da Estrelinha Azul. Lá estava ela, mas tão suja, tão suja, tão suja, que ninguém podia ver a sua luz.

Entretanto, a meio da noite, passou o vento gritando:



VENTO- Vai chover! Vai chover!



LUA: - Depressa, depressa! Escondam-se atrás das nuvens para não se molharem.



E as estrelinhas muito nervosas, corriam de cá para lá até ficarem bem escondidinhas na nuvem grande.

A Dona Lua contou-as. Mas… Faltava uma estrelinha! Quem seria? Pois… faltava a Estrelinha Azul! Mas onde estaria ela?

A cuidadosa Lua olhou para um lado e para o outro… e nada! Não via coisa alguma... Então suspirou muito triste, procurando esconder-se também.

Lá, no cantinho escuro do céu estava a Estrelinha Azul, com muito medo da chuva. Ela não queria molhar-se, mas não conseguia ver o caminho para voltar para sua casa… a nuvem grande.



ESTRELINHA AZUL: - Ah! Se a dona Lua me conseguisse ver, ela vinha me buscar! (dizia a estrelinha a chorar). Mas, assim como estou, ninguém me vê! Nunca mais eu vou andar suja, nunca mais!



Nisto aconteceu uma coisa maravilhosa! Enquanto ela chorava, as lágrimas foram escorrendo pelo seu rostinho, e lavando-o. Nisto, começou a brilhar e seu brilho foi se espalhando pelo céu. Do lugar onde estava, a dona Lua viu aquela luz azul fraquinha e, toda contente, gritou bem alto:



DONA LUA: - Vem, Estrelinha Azul, está aqui a nuvem grande! Corre, a chuva está a chegar!!

A Estrelinha Azul, ouvindo a voz de dona Lua, olhou e viu a nuvem grande iluminada agora pelo seu brilho azulado. Correu depressa e escondeu-se bem escondidinha.

A chuva chegou, molhou tudo, tanto no céu como Terra. Enquanto chovia, a estrelinha foi depressa tomar banho e escovar-se para que brilhasse como as outras estrelas.

Choveu, choveu muito.

Quando parou de chover, a estrelinha saiu correndo de trás da nuvem grande. E lá na Terra, as pessoas olhavam para cima, e diziam:



- Vejam a chuva parou e há uma estrela no céu. E como brilha!



As outras estrelas foram saindo de trás das nuvens e espalharam-se no céu, brilhando cada uma em seu lugar.

Porém, entre todas, a Estrelinha Azul chamava a atenção, pelo seu brilho diferente, de linda cor azulada.

E, desse dia em diante, logo que se levantava, a estrelinha azul dizia:



ESTRELINHA AZUL: - Limpinha eu sou. E com razão. Pois gosto da água. E do sabão!


1-Por que a Estrelinha Azul não brilhava como as outras estrelas?

2-O que aconteceu com ela, quando o vento disse que ia chover?

3-Como é que a Estrelinha Azul voltou a brilhar?

Enfatizar a importância da higiene.





- Dinâmica: Auto confiança



Material: Venda para os olhos.



Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo.Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a conduz para dar um passeio fazendo-a passar por situações diversas ( se possível ) Escadas, por meio de cadeiras.Depois de alguns minutos, inverter os papéis. No final, fazer uma avaliação : Como foi a experiência, como se sentiu?, como foi ser conduzido?, como foi conduzir?





- DVD/ Filme: Confiança;

-Música: Deus jamais esquece.( deixar tocar a música enquanto desenham ).



"Devemos nos entregar nas mãos de Deus sem medo, deixar Deus nos conduzir."




6- AGRADECIMENTO



-Leitura da história: Agradecimento ( Amiguinhos do Criador);

- Explanação Oral, aumentando a oralidade do aluno, o pensamento crítico e reflexivo.

- Lembrar as Palavras Mágicas: Bom dia! Boa Tarde! Boa Noite!; Obrigada; Por Favor; me desculpa; etc.

-Prece espontânea em agradecimento a vida, a família, etc.

- DVD/ Filme: Agradecimento(assistir);

- Atividade: Desenhe você e sua família ( professor escriba, escrevendo os nomes dos familiares ).

- História: As chaves de Aidê( leitura e reflexão oral);

- CD /Música: De joelhos aqui.



AS CHAVES DE AIDÊ



José, o irmão de Aidê, tinha um grande molho de chaves. Ele se orgulhava muito destas chaves. Com uma delas ele abria a sua gaveta, com outra abria a garagem onde ficava sua bicicleta e com outra abria e trancava seu guarda-roupa.

Sua irmãzinha Aidê bem que gostava de ter tantas chaves como seu irmão. Por isso resolveu pedir a José que arrumasse um molho de chaves tão bonito quanto o seu. José não estava de bom humor e por isso não quis atender o pedido da irmã.

- O que você vai fazer com tantas chaves?

Disse ele:

A mãe que ouvia a conversa dos dois e a resposta de José ficou com pena de sua filha e foi logo dizendo:

- Não se preocupe meu bem, logo mais vou lhe dar um molho de chaves, pode esperar aqui mesmo no quintal, logo lhe trarei.

Aidê estava ansiosa. Daí a pouco a mãe voltou e lhe disse:

- Aqui está o molho de chaves.

-Para que são elas mamãe? Perguntou Aidê surpresa por tantas chaves diferentes.

-A primeira -disse a mãe, tirando do molho uma chave BRANCA- chama-se BOM DIA! Com ela você abrirá cada novo dia. Se você quer que o dia seja útil e feliz, faça chuva ou faça sol, sorria e cada dia ao sair do quarto .

Apanhou a chave AZUL e disse:

- Aqui está a chave AMOR. Você procurará usa-la muitas vezes durante o dia . O papai, a mamãe, seus irmãos e amigos ficarão contentes em ouvi-la.

Depois mostrando duas chaves VERMELHAS, quase iguais disse:

- Estas duas chaves são irmãs, a as vezes, torna-se difícil usa-las. São chamadas DESCULPE-ME e SINTO MUITO.

Aidê estava séria, ela sabia muito bem o que a mãe queria dizer–lhe ao falar assim. Ainda havia outras chaves.

-Estas duas chaves AMARELAS são irmãs também e devem ser usadas sempre que for pedir a alguém alguma coisa . Chama-se FAÇA O FAVOR e MUITO OBRIGADO.

Enquanto falava, mamãe prendia as chaves numa fita branca.

-Você pode usar estas chaves com mais esta que se chama: BOA NOITE, ela fecha os trabalhos e brincadeiras do dia. Use-a com voz agradável e doce, assim você fará os outros alegres antes de partir para o mundo dos sonhos.



7-ALEGRIA

- Leitura da história: Alegria ( Amiguinhos do Criador);

- Explanação oral com fatos acontecidos no dia-a-dia. Dando exemplos e escutando o que os alunos trazem de conhecimento;sobre o tema;

- Fazer a atividade de pintura e colagem( usar giz de cera, cola gliter, lantejoula, botão);



- Cantar a música: Se você está contente



Se você está contente grite viva

Se você está contente grite viva

Se você está contente

Quer mostrar a toda gente

Se você está contente grite viva

Se você está contente bata palmas

Se você está contente bata palmas

Se você está contente

Quer mostrar a toda gente

Se você está contente bata palmas



Se você está contente bata o pé

Se você está contente bata o pé

Se você está contente

Quer mostrar a toda gente

Se você está contente bata o pé



Balangandam / brinquedo usando sucata ( jornal, barbante, crepom) , brincar livremente no pátio com os alunos.Se possível colocar músicas para alegrar , se descontraírem e interagirem.

8- Humildade



-Leitura da história :Humildade( livro Amiguinhos do criador);

-Explanação oral da história, falar sobre a humildade,dando exemplos de histórias e fatos vivenciados.

-Atividade Artística:.Pintar o ursinho Pooh com lápis de cor ;

- DVD: filme: Humildade;

- Música: Vaso Novo.

-Dinâmica: Dançando no jornal.





DANÇANDO NO JORNAL - Dinâmica



MATERIAL: UMA FOLHA DE JORNAL PARA CADA PARTICIPANTE e CD DE MÚSICA BEM ANIMADA





PROCESSO:

- distribuir as folhas de jornal (uma para cada participante).

- o grupo deve ficar de pé, no centro da sala;

- o facilitador explica que irá colocar uma música e que os participantes devem dançar sobre a folha de jornal que receberam. NÃO VALE SEGURAR EM NENHUM OBJETO E NEM DANÇAR FORA DO JORNAL;

- Colocar a música e deixar que os participantes dancem sobre a folha de jornal;

- Parar a música e pedir que os participantes dobrem a folha de jornal (uma dobra);

- Colocar a música novamente e pedir que dancem sobre a folha dobrada.

- Parar a música e pedir que dobrem a folha novamente;

- Proceder dessa forma até que a folha de jornal esteja toda dobrada e os participantes não consigam mais dançar sobre ela;

- Observar se os participantes mantiveram o equilíbrio apoiando-se uns nos outros ou se cada um preocupou-se apenas consigo mesmo;





FECHAMENTO:

A ajuda mútua é fundamental para que o grupo possa conseguir alcançar o objetivo comum.

O sucesso do grupo depende do sucesso de cada um.




9- Paz


- Leitura da história: Paz ( Amiguinhos do Criador);

- Explanação oral com fatos acontecidos no dia-a-dia. Dando exemplos e escutando o que os alunos trazem de conhecimento;sobre o tema;

- Fazer a atividade de pintura e colagem( usar cola gliter(na cor: prata ou transparente) e algodão. No bico da pombinha pode colar um raminho , uma folhinha, folhas cortadas com cortadores, etc.

-DVD/ Filme: Paz ( assistir, fazer comentários, relacionar fatos ocorridos na atualidade).

- CD/Música:A Paz do Senhor;

- Leitura: O Garotinho Chamado Amor

- Dinâmica: Abraços Musicais Cooperativos( CD/ hits Baby/ As Cem Mais da Pré-Escola- Volume: 1);



O Garotinho Chamado Amor

Combinar com os alunos, sentados em círculo dizer que é muito importante estar atento: É só observar o texto que o professor irá lendo e falará os gestos que devem ser feitos na hora que a palavra for lida.Na história aparecerem as seguintes palavras:



AMOR:se dar um abraço;

PAZ: bater palmas;

SORRISO: Gargalhada;



TEXTO:



O GAROTINHO CHAMADO AMOR



Era uma vez um garotinho chamado AMOR. AMOR sonhava sempre com PAZ. Um certo dia sonhou que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi com garra que AMOR saiu a procura da PAZ.

Chegando junto ao colégio onde estudava encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a PAZ, pois sentiu ainda que a PAZ existe no interior de cada um de nós, basta saber dar um SORRISO.

E nesse momento, com muita garra, a turma gritou bem forte: AMOR, AMOR você encontrou a PAZ que procurava?

AMOR respondeu com muita garra: Sim. Encontrei a PAZ, pois ela existe em cada um de nós, basta saber dar um sorriso bem bonito.

Viva a PAZ.



Dinâmica- JOGO: "Abraços Musicais Cooperativos



Objetivos: Favorecer o sentimento de grupo .

Material: Cd musical e círculo traçado no chão.

Ordem de partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.

Desenvolvimento:

Traçar um círculo no chão, colocar os alunos , em pé neste círculo. O professor pede para todos se darem um abraço em si mesmo e que ele dará as ordens e que deverão ser respeitadas. Começa escolhendo um aluno que ficará no centro do círculo irá chamando os alunos pelo nome. O nome chamado irá se abraçar ao amigo que estiver no centro do círculo, abraçando-se um após outro , até chegar a um grande abraço final.



Avaliação: Roda de Conversa: Cada participante expressará como se sente e como viveu o jogo.


10- Proteção


- Ler a história : Proteção (Livro: Amiguinhos do Criador);

- Trabalhar a oralidade, perguntar quem em nossa vida, nos protege, nos livra de todos os perigos;

- Ressaltar a importância dos pais e das pessoas mais velhas e de Deus em nossa vida:

- Afirmar o cuidado que recebem de todas as pessoas daqui da escola;

- DVD/ Filme: Proteção;

-Entregar a folha de atividade para que desenhem representando a Deus /pode ser a natureza que ele criou.

-CD/Música:Jesus ( deixar tocar a música enquanto desenham ).

- Dinâmica: Afeto.


Dinâmica: AFETO

- Participantes: Todas as crianças da turma

- Tempo Estimado: 20 minutos

- Modalidade: Demonstração de Afeto.

- Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.

- Material: Um bichinho de pelúcia.

- Descrição: Após explicar o objetivo, o professor pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afeto, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da esquerda. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.


Mensagens aos pais promovendo o desenvolvimento de valores em seus filhos e a interação da família e a comunidade escolar


1ª Mensagem enviada:


QUERIDOS PAIS

ESTAMOS INICIANDO HOJE O PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA,CONTAMOS COM SUA AJUDA, POIS PARA APRENDER VALORES, ESTES PRECISAM SER VIVENCIADOS. SOMENTE COM NOSSOS ATOS NO DIA-A-DIA QUE IREMOS ENSINAR O QUE NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM APRENDER, PARA SE TORNAREM PESSOAS

ÍNTEGRAS, QUE SABEM DE SEUS DIREITOS, SEUS DEVERES, QUE RESPEITE O OUTRO E QUE SAIBAM SE VALORIZAR.

NESTA SEMANA TRABALHAREMOS OS TEMAS: AMOR, AMIZADE, BONDADE E BRANDURA, ATRAVÉS DE HISTÓRIAS, DINÂMICAS, BRINCADEIRAS E EXEMPLOS NO DIA-A-DIA.

DURANTE O PROJETO AS CRIANÇAS LEVARÃO MENSAGENS AOS PAIS, ATIVIDADES QUE SOMENTE VOCÊS PODERÃO RESPONDER. PEDIMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS PARA TERMOS O RESULTADO ESPERADO. CONTAMOS COM SUA AJUDA, PARA REFORÇAR ESSES VALORES. .



PROFESSORA: VILMA


Filhos autônomos, filhos felizes

(Cris Poli – Super Nani)


Os pais criam os filhos autônomos quando lhes ensinam aquilo que precisa ser feito, da maneira que acreditam ser correta, capacitando-os para a vida e não os abandonando à própria sorte. Não é preciso se preocupar com o momento de solta-los, pois eles mesmos caminharão com as próprias pernas para fazer tudo o que lhes foi ensinado.



Quando for cobrar, verifique o que foi assimilado e complete com as orientações que ache que ficou faltando .Entretanto, tenha isso em mente: a base para desenvolver a autonomia está em ensinar a seus filhos os valores que você acredita serem corretos e estabelecer regras convenientes. E também deixar claro aquilo que espera deles.



Pais capacitados a educar os filhos sabem dar responsabilidade a eles ,sabem até onde podem exigir deles, e não exigem nem mais e nem menos que isso; não extrapolam e nem se omitem e têm a autoridade para impor a disciplina necessária. Se você deseja ser um bom pai ou uma boa mãe, deve – e pode – aprender a fazer tudo isso.

Um casal só se capacita na tarefa de ser pai e mãe por meio de muito diálogo, muito interesse, muita paciência e determinação. O resultado sempre vale a pena.

Os pais têm que ter autoridade. Ela é conquistada com respeito, posicionamento, valor e determinação. As crianças reconhecem alguém com autoridade e obedecem a voz de comando.

Deixar os filhos à vontade para fazer o que quiserem torna-os inseguros, sem rumo e infelizes. Senão há quem as oriente e as controle , as crianças, em geral, ficam perdidas, não sabem o que fazer. Quando isso acontece, está aberto o caminho que possivelmente levará seus filhos a tornarem-se crianças-problema.

A bíblia diz que os nossos filhos são como flechas na mão do arqueiro. Você precisa saber para onde as atira, pois, se as jogar ao acaso, sem mirar, elas irão parar em qualquer lugar, e, em geral, nunca vão para o lugar que você gostaria.



EMEI E CRECHE SÃO VICENTE DE PAULO

PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA



PROFESSORA: VILMA


Limites - Os pais mais bobos e inseguros da história

Monica Monasterio

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.

O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca.Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos...

Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos. E o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos (às vezes sem escolha...) que nossos filhos nos faltem com o respeito.



Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam a suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim.

Quer dizer; os papéis se inverteram, e agora são os pais quem tem que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e "dar tudo" a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem.



Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca.Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando-os, e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino.Os limites abrigam o indivíduo. Com amor ilimitado e profundo respeito.

EMEI E CRECHE SÃO VICENTE DE PAULO / PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA / PROFESSORA: VILMA



Definição de paz



"Afinal, o que é a paz? Paz não é apenas a ausência de guerra entre os países. Paz é garantir que todas as pessoas tenham moradia, comida, roupa, educação, saúde, amor, compreensão, ou seja, boa qualidade de vida.

Paz, é cuidar do ambiente em que vivemos, garantir a boa qualidade de água, o saneamento básico, a despoluição do ar, o desenvolvimento sustentável.

Paz é buscar a serenidade dentro de cada um de nós para viver com alegria os bons momentos, ter esperança e força para enfrentar os problemas e resolver as dificuldades. Isso tudo sem precisar fugir.

Acima de tudo, PAZ é criar um clima de harmonia e bem-estar na família e na comunidade, lembrando sempre de que onde há amor, há paz; onde há paz, há Deus; onde há Deus, nada falta."















EMEI E CRECHE SÃO VICENTE DE PAULO / PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA / PROFESSORA: VILMA

RESUMO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA



1- A Criança tem todos os direitos escritos na declaração não importa onde tenha nascido, qual seja sua raça, cor , sexo, idioma, religião ou se seus pais tem muito ou pouco dinheiro.



2- A Criança tem direito de se desenvolver fisica, mental e socialmente.



3- A Criança tem direito a um nome.



4- A Criança tem direito de se alimentar, ter um lugar para morar e auxilio médico.



5- A Criança tem direito de ir a escola.



6- A Criança tem direito de ser amada, compreendida pelas pessoas que estão ao seu redor.



7- A Criança tem o direito de brincar.



8- A Criança tem o direito de ser socorrida em primeiro lugar em caso de acidentes.



9- A Criança tem direito de ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.



10- A Criança tem direito a solidariedade , compreensão, amizade e justiça.







EMEI E CRECHE SÃO VICENTE DE PAULO / PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA / PROFESSORA: VILMA



DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS... NÃO AS IMPEÇAIS





As crianças são a melhor coisa do mundo! Demos-lhes o que há de melhor na vida - JESUS.

E o que é que nós lhes proporcionamos? Estabilidade e segurança física? Alimentação e higiene? Cuidados educacionais segundo os padrões do mundo? Dinheiro para gastarem? Isso é muito bom, é válido, mas é o mínimo que lhes podemos dar. Na verdade, devemos dar-lhes mais, muito mais!

Ensina ao menino o caminho em que deve andar (do amor de Deus, do respeito e obediência aos pais, do respeito e amor ao próximo, do ensino básico da Palavra de Deus) e ainda quando for velho se não desviará dele (Provérbios 22:6).

Jesus ensinou "deixai vir a Mim as criancinhas e não as impeçais ( com vossas ordens toscas, com vossos exemplos indignos, com vossas palavras torpes), porque das tais é o Reino do céus".

Deus dá o real valor às crianças e quer especialmente que as ensinemos nos caminhos santos da Sua Palavra . "Pais, não provoqueis os vossos filhos à ira", mas educai-os no temor e admoestação do Senhor (Efésios 6:4). Apresentemos os nossos filhos a Deus como as jóias mais preciosas da nossa vida...



EMEI E CRECHE SÃO VICENTE DE PAULO / PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA / PROFESSORA: VILMA

Projeto Vida, Valores e Cidadania

PROJETO VIDA, VALORES E CIDADANIA



Justificativa:

Por motivos necessários a boa convivência e nutrir valores que transformam constantemente as escolhas humanas que cheguem as idéias de certo ou errado, de bem ou mal, etc.

Toda criança tem seu próprio mundo, por isso cabe a escola estar facilitando a “ Leitura desse Mundo”, fazendo com que a criança estabeleça relações com sua própria história de vida, formando assim sua identidade e valores morais.

Desenvolvimento da identidade, autonomia, boa convivência, criar valores, e um Ambiente favorável onde haja respeito ao outro, desenvolver a democracia a cidadania refletindo numa sociedade mais justa.

Desenvolver o hábito de leitura, incentivando e proporcionando o prazer a criatividade e a socialização.



Duração: Durante todo ano letivo





Alunos Atendidos:Alunos da Educação Infantil - Creche e EMEI” São Vicente de Paulo”. Novo Horizonte-SP





Objetivos:



Oferecer oportunidades para que as crianças sejam capazes de:



• Construir sua identidade a partir das relações sócio-históricas e culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada;

• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, de forma oral e artísticas, dando informações de seus conhecimentos prévios sobre o tema abordado e aumentar a bagagem desse conhecimento;

• Estabelecer algumas relações entre o Meio Ambiente e as formas de vida, valorizando sua importância;

• Utilizar diferentes linguagens ( corporal, musical,artística, plástica, oral e gestual );

• Desenvolver o gosto pela música, dramatização o fazer Artístico;

• Construir progressivamente a boa convivência, a tolerância, o respeito, construir limites, direitos e deveres;

• Desenvolver de modo coletivo que cada criança na sua vez tome iniciativa, defenda sua opinião, observe, fale, ouça, critique e sugere, pense e se faça compreender no grupo.

• De forma natural confrontando idéias , expondo e escutando opiniões aceitando-as e vendo outro como um ser único, vivendo de modo democrático com certeza, estaremos amadurecendo e criando hábitos de cidadania, num futuro teremos uma sociedade mais justa, letrada e culta.

• Promover a interação Pais e Comunidade Escolar.



Conteúdos Permanentes:



Livro de Celso Antunes: Desenvolvendo valores com as séries iniciais;

Coleção: Amiguinhos do Criador- textos: Maicon dos Santos, Edna Hostert,

Temas: Agradecimento; Alegria; Amizade; Amor ; Brandura; Confiança;

humildade; Obediência; Paz e Proteção;

DVDs e CDs;

Coleção:” Direitos e Deveres da Criança”;

Demais materiais que se considerar necessário para realização do projeto.

Textos: Mensagens aos pais.



Desenvolvimento:



• Roda de conversa( coleta de opiniões sobre o que já sabem do tema que for abordado); levando-os a aumentarem a bagagem de conhecimento e refletindo sobre ;

• Ler a história sobre o tema abordado ;

• Hora da História: livros , gibis, notícias de jornais, fantoches, vídeos, DVDs;

• Pesquisas: revistas , jornais, etc;

• Participação em jogos, promovendo a socialização, desenvolvendo o raciocínio, despertando o espírito de companheirismo e a cooperação;

• Desenvolver o pensamento crítico e a tomada de decisão em um grupo social;

• brincadeiras ;

• Desenho, pintura, modelagem, recorte;colagem, dobraduras;

• Música, dança, dramatizações;

• Higiene: cuidados com o corpo, ambiente ao seu redor;

• Enriquecer a oralidade e opinião crítica do aluno onde, cada um na sua vez dará opinião ou relatará sua vivência sobre o tema abordado.

• Enviar textos aos pais para promover o desenvolvimento de valores.



Avaliação:

Este projeto é transdisciplinar, pois o ser humano é visto, além das disciplinas, onde elas não alcançam. Analisando o ser humano por inteiro, todos sentimentos Pretende-se as transformações das relações existentes entre o indivíduo e o meio social onde ele vive, entre o indivíduo e sua ação sobre a natureza e o indivíduo para consigo mesmo.

A Avaliação será contínua e permanente, onde será observado o desenvolvimento individual de cada aluno , e da turma em geral. Os resultados servirão de ajuda ao processo educativo, fornecendo elementos que permitirão identificar os conhecimentos prévios das crianças e as condições em que se promoveram avanços na construção dos mesmos.Resultando nos quatros pilares : conhecer, conviver, fazer e ser.





Culminância:

Elaboração de um livro com as atividades trabalhadas, aumento da bagagem cultural , o gosto e prazer pela leitura e o fazer artístico;

Palestra com a psicóloga Luciane” Educação e Limites”;

Proporcionar e criar hábitos de bom convívio resultando numa cultura de paz. Formar cidadãos críticos, criativos, que conheçam seus direitos e deveres, prepará-los para uma vida democrática e para cidadania.


Bibliografia:
Livro de Celso Antunes: Desenvolvendo valores com as séries iniciais;


Coleção: Amiguinhos do Criador- textos: Maicon dos Santos, Edna Hostert,

Temas: Agradecimento; Alegria; Amizade; Amor ; Brandura; Confiança;

humildade; Obediência; Paz e Proteção;

DVDs e CDs;

Coleção:” Direitos e Deveres da Criança”;

Demais materiais que se considerar necessário para realização do projeto.

Textos: Mensagens aos pais.





Autora do Projeto: Pedagoga e Psicopedagoga

Educacional

Professora: Vilma Aparecida Rogante Orlando




Este projeto foi postado por ser requisito fundamental de conclusão do curso (Avaliação Final) do Curso Pedagogia de Projetos, 120 horas, de autoria da Profª Patrícia Lopes da Fonte( Paty Fonte) .




Comentários:



Desenvolvo este projeto, desde 2006, ano após ano com diferentes realidades, mas agora com uma visão completamente diferente de alguns anos atrás, após a participação do Curso Pedagogia de Projetos, aprendi muito,e ainda tenho muito a aprender, podendo afirmar que agora também sou Pedagoga em Projetos.




“Trabalhar com projetos sempre foi minha verdadeira paixão”.


Profª Vilma Apda Rogante Orlando