Não basta entender como se aprende, é preciso descobrir a melhor forma de aprender.Cada indivíduo é único e tem sua maneira de aprender.
Também confeccionamos jogos feitos com sucata para assimilar com mais facilidade conteúdos trabalhados.
Não há aprendizagem mais difícil que manter a coragem, renovar-se a cada dia e buscar entusiasmo nos desafios de cada hora. (Celso Antunes).
O aluno se sente afetivamente protegido quando é desafiado a aprender, ocorrem mudanças físicas e psíquicas.
A alfabetização influencia na organização funcional dos sistemas cerebrais, favorecendo a memorização e a aquisição de competências.A resolução de um problema matemático, só poderá se dar por meio de um aprendizado consciente, de forma significativa e para ser usado em sua vida.
O aprendizado inconsciente ocorre de forma sem ser preciso dar informações a respeito de sua execução . Como por exemplo: As crianças adquirem a habilidade de subir escadas sem se decidirem racionalmente a fazer isso.
Adquirir conhecimento e informações nem sempre demanda concentração total, podemos aprender coisas complicadas até mesmo brincando, ou seja, através dos jogos.
Os jogos estimulam a mente e a inteligência pois envolvem desafios, trabalham estratégias, aprendem regras, desenvolve a persistência, o equilíbrio, a parceria, a socialização.
Além de motivar as crianças para que ocorra o aprendizado, elas ganham a autoestima,autoconfiança, aprendem a se organizar,a se concentrar,melhoram a atenção e o raciocínio lógico-dedutivo.
As crianças aprendem a explorar, desvendar e apreciar o mundo que a envolve, percebendo o quão fascinante ele é, permitindo o desenvolvimento global da criança.
A criatividade é fundamental para uma boa e completa aprendizagem. Lidando com a inventividade, a criança desenvolve os sentidos, a autoexpressão, a coordenação, a confiança e outros processos mentais.Além de aprender com satisfação.
Vilma Apda Rogante Orlando(Professora, Pedagoga , Pedagoga em Projetos,Especialista em Mídias na Educação e Psicopedagoga).
Nenhum comentário:
Postar um comentário