terça-feira, 1 de março de 2016

Biblioteca FAF 2016

Hoje fomos pela primeira vez este ano na biblioteca.Estamos lendo Malaventuras de Pedro Malasartes.Os alunos gostaram muito.Foi muito divertido.Os alunos levaram livros para  lerem durante a semana.













Senti que a turma gosta de leitura, como isto é bom....

Toda terça-feira na terceira aula tem Biblioteca,obaaaa...



DICAS PARA DESPERTAR NA CRIANÇA O GOSTO PELA LEITURA


  • Reserve em sua casa (ou na escola) um espaço, ainda que pequeno, mas que deve representar uma espécie de “cantinho sagrado” dos livros. Fale para a criança da importância de manter esse lugar sempre bem cuidado, sempre em ordem, ajude-a a arrumar os livros que possui. Mostre seu imenso respeito e admiração pelos livros, fale desse “cantinho” com respeito, carinho e, uma vez por semana, convide a criança para, com você, cuidar dos livros, passar uma flanela sobre os mesmos, relembrar através de suas páginas momentos que juntos viveram.
  • Ajude a criança descobrir que qualquer livro é como um espelho e, ao mesmo tempo, um álbum de fotografias. Espelho que ajuda a nos olhar em tempos que passaram e sentir como o tempo mudou nossa maneira de pensar e álbum de fotografias que ajuda lembrar lembranças esquecidas.
  • Não é necessário que se faça uma leitura compartilhada, mas é importante mostrar dedicação integral a esses minutos, você com seu jornal ou revista e a criança com qualquer livro que queira ler. Procure não terminar esse breve momento sem fazer perguntas e elogios sobre o que a criança leu, quais fatos aprendeu, o que mais e o que menos gostou nas leituras feitas.
  • Invente uma gostosa troca de informações contando o que de mais interessante, curioso ou engraçado descobriu em sua leitura, habituando-a a comentar também o que mais gostou. O que achou engraçado ou triste.
  • O bate-papo final não precisa durar mais que cinco minutos, mas se durar mais usufrua o encanto desse momento, não se esquecendo de que dentro de algum tempo possa, talvez, estar perdido. A intensidade de uma empatia recíproca pode durar pouco, mas nunca se apagará das memórias.
  • Nunca deixe, durante as refeições ou mesmo em outros instantes quando estiver ao lado da criança, de “conversar” sobre suas leituras, mostrando encanto e interesse e propondo perguntas, criando desafios, mostrando curiosidade sobre seus progressos. Deixe-a falar dos personagens que a encantam e mostre igual encantamento.
  • Ensine-a pensar, pedindo que compare o que leu com coisas comuns do cotidiano, que faça um resumo das histórias lidas, que invente novos nomes para os personagens e novo título para a história.
  • Brinque de ambientar a história em outros tempos ou mesmo nos tempos de agora e pergunte, entre as pessoas que conhecem, quem mais e quem menos se parece com personagens descobertos.
  • Ensine-a procurar palavras em um dicionário e faça brincadeiras para que descubra outras maneiras de se dizer o que habitualmente costuma ser dito. “Vamos descobrir uma nova maneira de falar chinelo?” “Como poderemos falar em “limões” sem usar essa palavra?”. Nessas conversas, conta menos o tempo gasto e mais a frequência com que o desafio é proposto. Dois a três minutos a cada dia não cansa e alegra. Ensina que os livros são como transatlântico que leva pensamentos para viagens jamais viajadas.
  • Pais gostam de agradar os filhos e os filhos gostam ainda mais dos agrados de seus pais. Agradar é forma de mostrar afetividade, e quando este afeto chega sem mimos que viciam, é sempre positivo e fator essencial em boa educação. Mas tirando o afeto pelo afeto, é muito importante se instituir no lar o hábito da meritocracia, isto é, premiar pelo esforço, pela dedicação, pelo mérito. E se essa premiação vale para qualquer atitude que denota empenho, vale ainda mais para estimular o hábito da leitura. Institua pequenos prêmios ou singelos brindes e mostre-se pródigo em surpreender por sua oferta pelo livro que se acabou de ler, pela boa história que se é capaz de repetir, pelo entusiasmo manifestado em mostrar que gosta de ler e tem alegria em aprender.
  • 358120Surpreenda os filhos em, por exemplo, um almoço ou jantar ao erguer o copo de refrigerante, destacando que desejaria brindar um ou mais filhos por mais um livro lido, por mais um tema apreendido. Custa quase nada, mas é lembrança que se guarda pela vida inteira.








Nenhum comentário:

Postar um comentário