sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Projeto Através do Conto Qualidade de Vida e Prevenção

Projeto Através do Conto Qualidade de Vida e Prevenção


O Projeto está sendo desenvolvido desde junho deste ano com as Turmas da Sala de Aperfeiçoamento Pedagógico, na Escola  EMEF " Francisco Álvares Florence", nos períodos manhã e tarde, sob a responsabilidade da professora Vilma Orlando, todo direcionamento e atividades desenvolvidas durante o projeto. Como resultado de Estudo feito na modalidade à Distância em Curso de Prevenção do Uso de Drogas Para Educadores de Escolas Públicas/Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Justiça, 2014.



METODOLOGIA

Quando se considera a prevenção no contexto escolar deve-se dar ênfase ao investimento na formação de profissionais qualificados, bem treinados e habilidosos para lidarem de forma correta com o que surgir. Deve-se envolver toda equipe escolar e colocar o adolescente como participante ativo do processo de elaboração do projeto utilizando linguagem acessível e escutando-o sobre sua realidade. Orientando-o quanto ao risco do uso de drogas, de forma aberta, sem atitudes negativas, punitivas, preconceituosas e excludentes.
Abordamos assuntos qualidade de vida e a temática das drogas, promovendo a saúde, adequando a realidade da escola e das turmas, diluído nas diferentes atividades curriculares.
            Desenvolvendo programas fundamentados cientificamente, integrando o tema qualidade de vida e prevenção do uso de álcool e outras drogas com ações escolares, realizando uma educação abrangente, que compreenda as diferentes dimensões da vida dos estudantes, de modo que os alunos construam conhecimentos, participando das tomadas de decisões em todo processo de educar, pesquisar e compartilhar, como algo que proporcione mais prazer, harmonia, respeito e confiança, descobrindo novos caminhos.
            Traduzindo-se assim numa linguagem que possa ser entendida dentro e fora do âmbito escolar.
               O produto final pode ser em uma exposição, uma peça teatral, uma música ou outra forma, que o grupo seja democrático e aberto á criatividade, resgatando tudo que foi vivido, demonstrando a forma de entender as relações que foram acontecendo durante o desenvolvimento do projeto, valorizando os alunos em todas suas dimensões, afetivas, sensitivas, intuitiva, imaginativa, criativa, transformando o espaço para do aprendizado, na oportunidade de aprender uns com os outros, resgatando a autoestima, o auto-descoberta, que possam falarem sobre suas experiências de vida, de seus sentimentos, lançando mão do potencial imaginativo  e criativo dos grupos.
            A prevenção será mais abrangente e eficaz se tiver como objetivo o desenvolvimento da capacidade de escolhas dos indivíduos. Uma pessoa bem informada e, com uma consciência crítica desenvolvida tem mais possibilidades de tomar decisões e evitar riscos e favorecer, sua saúde.  
          Pessoas conscientes, livres, responsáveis e comprometidas com valores éticos de promoção a saúde individual e coletiva. 

            As diversas disciplinas sendo trabalhadas com transversalidade:

        Língua Portuguesa: pela leitura do conto de fadas”Pinóquio”, com questionamentos e reflexões em Rodas de Conversas ( verdade e mentira; pessoas conhecidas e estranhas; confiar e desconfiar;a obediência e a teimosia; riscos; perigos; o abuso, etc.) Leituras de variedades textuais abordando os temas necessários para o desenvolvimento dos trabalhos e para nos aprofundar nos assuntos quanto a prevenção ao uso de álcool e drogas; dinâmicas diversificadas; cruzadinhas; caça-palavras; jogos; quebra-cabeça; Jogo da Memória; o DVD “Pinóquio”. A música: ” Terra Planeta Água” de Guilherme Arantes Na biblioteca lemos o livro “Uma Vida Duas Histórias” permitindo assim o maior aprofundamento nos assuntos. O fechamento será desenvolver livro com esta história e as atividades desenvolvidas.Professora: Vilma
Matemática: Tabelas; gráficos; exercícios de raciocínio; continhas utilizando as quatro operações; frações; cruzadinhas; enígnas; caça palavras; cubos mágicos; envolvendo o conto de fadas “Pinóquio” e os temas: água; prevenção e proteção ao uso de drogas e medicamentos, bem como a qualidade de vida .Para o fechamento montar um jogo com dados e personagens da história Pinóquio.Professoras: Vilma e Francine
Ciência: Trabalhar a apostila Expoente, conhecendo a quantidade de água existente no planeta, estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso) ; mudanças dos estados físicos da água ( fusão, solidificação,vaporização,condensação e sublimação); O Ciclo da água. Leituras de textos diversos; exploração oral e escrita com atividades relacionadas; caça-palavras; cruzadinhas; etc. Fechamento com visitações a seguir:
Visita à Estação de Tratamento da Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); SABESP. Conhecer todo o trajeto da água que abastece nossa cidade desde a captação no rio até chegar à nossa casa. Esses tratamentos proporcionam qualidade de vida nos protegendo contra doenças..
Visita à Usina Santa Isabel, conhecer o viveiro de mudas, colocar o aluno para realizar o plantio de mudas, conhecer técnicas do plantio de sementes, a usina realiza o reflorestamento com estas mudas, visitar um existente na usina.
Visitar vários setores da usina conhecer os processos, desde a cana no caminhão e as etapas para chegar a fabricação do álcool, geração de energia e açúcar o empacotamento, armazenamento e o carregamento nos caminhões para ser distribuído. O Analista Ambiental, funcionário da usina irá nos orientar durante todo percurso, explicando os processos, juntamente com a professora de geografia Elisabete, responsável pelo Centro Educacional Ambiental “Walter de Biasi Filho” .
Plantar em caixotes nossa horta, estes serão pintados na aula de arte. A horta será cuidada pelos alunos nos dois períodos.     Verificar os valores das vitaminas nos alimentos, bem como a Pirâmide Alimentar e conscientização de uma alimentação saudável. Professoras: Vilma e Marlice
Geografia: Oceanos, mares e continentes, matérias de nossa Apostila Expoente, com textos diversos e atividades relacionadas, assistir à diversos vídeos no You Tube : Conhecendo os Oceanos
 ( Oceano Glacial Ártico; Oceano Glacial Antático; Oceano Pacífico;Oceano Atlântico; Oceano Índico). Conscientização de preservação e de cuidado com o meio ambiente, bem como, compreender os reflexos que as ações dos homens causam ao planeta. Fechamento com a visitação a seguir:
Visita ao Centro de Educação Ambiental “ Walter de Biasi Filho”professora Elizabete responsável pelo Centro, na sala que representa água, mostrar os oceanos no ”Globo Terrestre” iluminado. Os alunos verão a maquete do Tratamento da água e esgoto de Novo Horizonte. Alguns tubos de vidro representará a quantidade de água do planeta, a professora irá abordar a quantidade de água gasta nas diversas tarefas diárias e na nossa higienização, conscientizando os alunos a preservação da água.
Numa outra sala do projeto a professora mostrará, algumas caixas com os tipos de solos, falar sobre cada um deles, também ver o minhocário e explanar  sobre este assunto.
Utilizar-se da multimídia  com vídeos diversos sobre lixo, como é o aterro sanitário de Novo Horizonte, como é feita a separação do lixo em nossa cidade e o processo de reaproveitar materiais recicláveis para transformar em algo útil para ser utilizado novamente. Conscientizando sobre o cuidado com a natureza.Professoras: Vilma, Elisabete e Rita
História: Conhecer a história da antiguidade onde não existia tratamento de água e esgoto, relacionando com o tratamento de água e esgoto vivenciados na visita a ETA ( Estação de Tratamento da Água) e ETE ( Estação de tratamento do Esgoto).SABESP.
Trabalhar noções de higiene pessoal, em casa, na escola, na rua, no bairro, na cidade, enfim conscientização de bons hábitos de higiene, além de promoverem a saúde, ajudam a prevenir doenças e se desenvolve uma melhor qualidade de vida.
Assistir ao filme: O Flautista de Hamelin é uma história clássica na qual o flautista livra a cidade de uma peste de ratos e ressalta a importância de se cumprir os tratos feitos. Haverá debate oral sobre o filme envolvendo diversos assuntos ressaltando a qualidade de vida e a prevenção ao uso de drogas.Professora: Vilma
Inglês: Roda de Conversa: O que os alunos sabem sobre higiene pessoal. Trabalhar a escrita de palavras relacionadas á higiene pessoal, assim formando um banco de palavras, caça-palavras, cruzadinhas, atividades, etc.
Os alunos trouxeram embalagens de produtos de higiene corporal, irão fazer rótulos , nomeando e etiquetando estes produtos. O fechamento será montando um jogo.
Jogo: Produto e Nome, os alunos terão que relacionar produtos de higiene pessoal  colocando o rótulo correspondente.
Professoras: Vilma,Jaqueline e Marli. 
Educação Física: Roda de Conversa: Qualidade de Vida, o que os alunos entendem sobre o assunto, sobre seus hábitos e o direcionamento para uma boa alimentação e nutrição, realizar atividades físicas e práticas corporais de coordenação motora; a importância da saúde mental e o lazer.
Os professores juntamente com os alunos , fizer pipas e empinar, também fizer um passeio na represa local, onde serão realizados exercícios físicos em aparelhos existentes no local.Professores: Vilma e André
Arte:Professoras: Vilma, Alessandra, Rose e Patrícia pintar caixotes de madeira e personalizar para o plantio da horta .
Confeccionar com caixas de leite fantoches da história: Pinóquio. Ensinar os alunos a manusearem os fantoches, ensaiar peça teatral Pinóquio, que será produzido um filme. Postar no Blog : WWW.projetovilma.blogspot.com.br , bem como atividades, fotos, depoimentos, enfim tudo que estiver relacionado ao desenvolvimento do projeto.
O tema saúde está integrado a outros fatores que compõem a vida (cultura, valores, espaço social) e não pode ser visto de modo isolado, portanto, há necessidade de se estabelecer um elo entre eles. A articulação desses fatores no currículo da escola, com incorporação de todas as áreas do conhecimento que o estruturam, dá formato a um currículo “vivo”, em que os conteúdos curriculares não são vistos como um fim em si mesmos,  mas como meios básicos para constituir competências cognitivas e sociais.
O tema da promoção da saúde não é exclusivo de nenhum componente do currículo. Deve ser abordado na perspectiva interdisciplinar e integrado às diferentes áreas do conhecimento de forma motivadora e coerente com os interesses e com as necessidades dos alunos, tornando-se flexível e dinâmico.Com o comprometimento da melhoria da qualidade de vida de toda a população. 
A escola, como parte de um conjunto social, deve também participar de projetos mais amplos nas políticas públicas. SENAD 2014, p.202).
Desenvolvendo pessoas conscientes, responsáveis e comprometida com valores éticos de promoção à saúde individual e coletiva.





Professora: Vilma A. R. Orlando
Pedagoga  (UNIARARAS) ; Pedagoga em Projetos (Pedagia em Projetos  Dinâmicos PPD RJ); Psicopedagoga Educacional ( CLARETIANO); Especialista em Mídias na Educação(USP).



Fotos do desenvolvimentos do Projeto

Rodas de conversas: Professoras : Vilma e Rita



  



Na Biblioteca :Leitura do livro: Uma Vida Duas Histórias; Zilma Assad.







Maquete da Sala de Aula 

Professoras: Vilma e Francine







  













Professora : Vilma
Jogos diversos em sala de aula muitos montados pelos alunos 
                      Trabalhando Livro: " Jogos Para a Estimulação da Múltiplas Inteligências"       Celso Antunes



Obrigada, querido Mestre.






 Diversos livros, revistas, gibis, etc. 









 Trabalhando com Legos é a iniciação a Robótica.














  

























Jogo da Memória




Jogo Pinóquio





Jogo da Memória: Gêneros dos Substantivos
Masculino e feminino







Filme Pinóquio




Professoras: Vilma e Marlice ( Ciência )
Experimentos no Laboratório
























Professoras: Vilma, Alessandra,Rose e Patrícia Arte
Alunos fazendo os fantoches com caixinhas de leite












Caixotes em madeira foram preparados na aula de Arte e plantamos as sementinhas para fazer nossa horta.











































Pirâmide Alimentar Agradecimento especial a professora Mariana , sempre que pode arruma um  jeitinho de inserir os alunos no contexto do Currículo Escolar.





vídeo amador que eu fiz na ocasião da reportagem TV TEM.

video


Ensaiando o texto com a professora: Alessandra












  





  


Ensaiando o texto, com a professora: Patricia
















Vídeo Pinóquio com os alunos 






Pinóquio articulado: eles fizeram e se divertiram muito, recontaram a história e criaram outras histórias.







Inglês com a professora: Marli , trabalhou os animais, banco de palavras, atividades, cruzadinhas, caça=palavras, etc.






Anfiteatro: Vídeo com as palavras aprendidas













Inglês, professora: Jaqueline





 






















  



Aulas em andamento

Educação Física













 



Brinquedos feitos com sucata 



























Visita  a SABESB
Estação de Tratamento da água (ETA) e Estação de tratamento do esgoto (ETE).

A água é um recurso natural que torna as diferentes formas de vida possível, no entanto é comum se deparar com cursos d’água com a sua qualidade comprometida, assim como com a escassez que prejudica o abastecimento em algumas regiões. É de grande importância que seja disseminado o papel do consumo responsável da água: um primeiro passo é instruir sobre como a água chega até os lares, escolas e demais locais, demonstrando que a água não aparece magicamente e sim por meio da captação em rios, represas e poços, e que tais fontes devem ser preservadas garantindo não só o abastecimento no presente, mas também para o futuro. Conhecer o processo de tratamento da água também é essencial, uma vez que para que seja adequada ao consumo humano deve estar livre de impurezas e microrganismos. Outro aspecto fundamental é o conhecimento sobre o tratamento de esgoto, indispensável para que se evite a proliferação de doenças.
Com base neste contexto, no dia 30 de julho os alunos do Projeto “Aperfeiçoamento Pedagógico” da EMEF “Francisco Álvares Florence”, coordenado pela professora Vilma Aparecida Rogante Orlando visitaram a Captação de Água Bruta (Córrego Grande), a Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da SABESP. As turmas foram recebidas e orientadas pelo técnico em gestão Alfredo Alessandro Santos. Nossos agradecimentos à equipe da SABESP. 

http://projetoeduambiental.blogspot.com.br/2014/07/visita-sabesp-projeto-aperfeicoamento.html




































Atividades Ambientais - Parceria Usina Santa Isabel



Nos dias 12 de agosto e 03 de setembro, os alunos do Projeto “Aperfeiçoamento Pedagógico” da EMEF “Francisco Álvares Florence” dirigirem-se àUsina Santa Isabel para a realização de atividade ambiental, onde foram recebidos e acompanhados pelo Analista Ambiental Ricardo Cavalini. Confira a atividade realizada pelas turmas em: Atividades Ambientais - Parceria Usina Santa Isabel ).

O primeiro momento da atividade consistiu na visita ao viveiro de mudas, onde os alunos aprenderam como se dá o manejo correto para o bom desenvolvimento de mudas a serem utilizadas em áreas de reflorestamento e fizeram o transplante de mudas de tubetes pequenos para maiores, processo fundamental na preparação de mudas.
Em seguida os alunos conheceram o tratamento das águas residuais provenientes do processo industrial, e após partiram para a área de reflorestamento localizado na entrada da usina, onde foram instruídos sobre a importância da manutenção de áreas verdes, em especial para a preservação dos cursos d’água.
A última etapa da atividade foi a visita ao setor industrial da usina, onde os alunos conheceram os processos da fabricação do açúcar e do álcool, e da geração de energia.
Esta atividade foi uma parceria entre Diretoria Municipal de Educação e Cultura, Usina Santa Isabel, EMEF “Francisco Álvares Florence” e Centro de Educação Ambiental “Walter de Biasi Filho”. 

http://projetoeduambiental.blogspot.com.br




















  


Reflorestamento feito por alunos





Armazenando o açúcar






















  































Turma da tarde

  




  







































Visita ao Centro de Educação Ambiental – Projeto “Aperfeiçoamento Pedagógico”

No dia 27 de agosto os alunos do Projeto “Aperfeiçoamento Pedagógico” da EMEF “Francisco Álvares Florence”, cooordenado pela professora Vilma Rogante Orlando, visitaram o Centro de Educação Ambiental “Walter de Biase Filho”. Durante a visita os alunos receberam orientações acerca de temas ambientais, tais como: uso responsável da água, destinação de resíduos, preservação da flora e da fauna, cuidados com o solo e sobre as campanhas e projetos ambientais em andamento no município (Projeto Reciclar,Poda Consciente das Árvores e Campanha para a Coleta Seletiva do Óleo). Os alunos ainda tiveram contato com o minhocário, onde foram instruídos sobre o aproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de húmus, o qual se trata de um fertilizante natural. A atividade no CEA foi finalizada com a apresentação de livros com temas ambientais e distribuição de caça-palavras.


http://projetoeduambiental.blogspot.com.br/2014/08/visita-ao-centro-de-educacao-ambiental.html































No dia 21 de setembro plantamos uma Árvore e um coqueiro
em homenagem ao " Dia da Árvore".











Obrigada á todos que de uma forma ou outra contribuíram para o desenvolvimento do projeto.


































Um comentário:

  1. Queridos Pais é muito importante seu comentário é a participação na vida de seu (sua) filho(a).
    Também a importância do comentário das pessoas que entram aqui, Deixe seu comentário.Obrigada por nos visitar... Um grande abraço.

    ResponderExcluir