domingo, 16 de setembro de 2012

PROJETO LEITURA: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

Filme: Branca de Neve( You Tube)





ASSISTIMOS AO VÍDEO BAIXADO DO yOU tUBE



BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

            NUM REINO DISTANTE VIVIA A RAINHA E BRANCA DE NEVE. 
      A RAINHA TINHA UM ESPELHO MÁGICO E TODO DIA PERGUNTAVA A ELE: - ESPELHO, ESPELHO MEU EXISTE ALGUÉM MAIS BELA DO QUE EU?
            E O ESPELHO RESPONDIA: - NÃO MINHA RAINHA TU ÉS A MAIS BELA.
            PORÉM UM DIA O ESPELHO RESPONDEU: -SIM EXISTE, BRANCA DE NEVE.
          A  RAINHA FICOU FURIOSA E PEDIU PARA UM CAÇADOR  MATAR BRANCA DE NEVE,.MAS O CAÇADOR NÃO TEVE CORAGEM E PEDIU PARA ELA FUGIR.
            BRANCA DE NEVE SAIU CORRENDO E ENCONTROU UMA CASINHA, ENTROU E TUDO LÁ ERA PEQUENO.ELA ARRUMOU A CASA E DORMIU.
            À NOITE CHEGARAM OS DONOS DA CASINHA, QUE ERAM SETE ANÕEZINHOS: DUNGA, SONECA, ZANGADO, FELIZ, DENGOSO, MESTRE E ATCHIN.
            BRANCA DE NEVE CONTOU O QUE ACONTECEU COM ELA E OS ANÕEZINHOS RESOLVERAM DEIXAR QUE ELA FICASSE.
            DEPOIS DE ALGUM TEMPO A RAINHA FICOU SABENDO QUE BRANCA DE NEVE ESTAVA VIVA.     PREPAROU PARA ELA UMA MAÇÃ ENVENENADA, SE DISFARÇOU DE VELHINHA E OFERECEU A MAÇÃ A BRANCA DE NEVE.
            AO MORDER A MAÇÃ BRANCA DE NEVE ENTROU NUM SONO PROFUNDO, OS ANÕES CHEGARAM E PENSARAM QUE ELA ESTIVESSE MORTA FICARAM MUITO TRISTES E A COLOCARAM NUM CAIXÃO DE VIDRO.
          UM PRÍNCIPE CHEGOU E DEU UM BEIJO NA BRANCA DE NEVE QUE A ACORDOU ENTÃO ELES SE CASARAM E FORAM FELIZES PARA SEMPRE.

REESCRITA COLETIVA: MATERNAL II PROFESSORA:VILMA


QUESTIONAMENTOS PARA A PRODUÇÃO DO TEXTO COLETIVO BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES:

1)       ONDE VIVIA BRANCA DE NEVE E A RAINHA?
2)       COMO ERA O ESPELHO DA RAINHA?
3)       O QUE ELA TODOS OS DIAS PERGUNTAVA AO ESPELHO?
4)       O QUE O ESPELHO RESPONDIA?
5)       PORÉM UM DIA O QUE O ESPELHO RESPONDEU?
6)       O QUE A RAINHA PEDIU AO CAÇADOR?
7)       O CAÇADOR MATOU BRANCA DE NEVE?
8)       O QUE ELE PEDIU QUE ELA FIZESSE?
9)       O QUE BRANCA DE NEVE ENCONTROU NA FLORESTA?
10)   O QUE ELA FEZ?
11)   DE QUE TAMANHO ERA A CASINHA?
12)   A CASINHA ESTAVA ARRUMADA? O QUE ELA FEZ?
13)   QUEM CHEGARAM À NOITE DO TRABALHO?
14)   QUAIS ERAM OS NOMES DOS ANÕEZINHOS?
15)   O QUE BRANCA DE NEVE DISSE AOS ANÕEZINHOS?
16)   O QUE ELES RESOLVERAM FAZER COM BRANCA DE NEVE?
17)   COMO A RAINHA FICOU SABENDO QUE BRANCA DE NEVE ESTAVA VIVA?
18)   O QUE A RAINHA PREPAROU PARA BRANCA DE NEVE?
19)   COMO A RAINHA SE VESTIU?
20)   O QUE ACONTECEU COM BRANCA DE NEVE QUANDO MORDEU A MAÇÃ?
21)   COMO OS ANÕES FICARAM AO VER BRANCA DE NEVE CAÍDA NO CHÃO?
22)   ONDE OS ANÕES A COLOCARAM?
23)   QUEM CHEGOU?
24)   O QUE ELE FEZ NA BRANCA DE NEVE?
25)   O QUE BRANCA DE NEVE E O PRÍNCIPE FIZERAM?
                      

                                                       PROFESSORA: VILMA ORLANDO


Trabalho feito com espelho feito em cartolina e papel laminado








Fantoches de vara, montados com figuras da internet 


Branca de Neve








Com estes fantoches as crianças fizeram dramatização o que permitiu fazerem parte da história.


É importante ter o hábito de ler histórias para as crianças e também compreender como a linguagem teatral pode contribuir para o desenvolvimento dos pequenos. É importante ainda, oportunizar situações em que as crianças sejam o centro do trabalho educativo e a linguagem teatral é uma ótima aliada nesse trabalho. Como nos ensina Vigotski (2009), as crianças externalizam sua compreensão acerca do meio em que vivem – sociedade, família, escola, amigos etc – por meio da imitação criativa. Nesses momentos, podem experimentar o lugar de mãe, vizinha, irmão, pai, madrasta assim como atos morais de heroísmo, coragem, medo, tristeza, alegria, dor etc, e reorganizar suas compreensões e impressões acerca desses elementos. Ao vivenciar esses “lugares” e reorganizar suas impressões podem ter afloradas novas compreensões, só que agora um tanto mais elaboradas e assim sucessivamente poderão vivenciar situações, por força do instinto e da imaginação que os ambientes cotidianos da vida não lhes apresentam.   Portanto, fazer uso da linguagem teatral e da imaginação das crianças no dia a dia da sala de aula, é para mim momento prazeroso e importante no desenvolvimento de minhas crianças. 












A bonequinha: Branca de Neve esteve presente em nossa sala pudemos brincar com ela








2 comentários:

  1. O que posso dizer para esse trabalho tão maravilhoso, a não ser...PARABÉNS!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Denise, muito obrigada por acompanhar sempre nossos trabalhos e ainda sempre deixar comentários que nos ajudam a caminhar com ainda mais confiança que estamos no caminho certo.Pois vem de uma profissional que possui um blog maravilhoso e que faz coisas também maravilhosas.Obrigada! Fique com Deus.Beijos!

      Excluir