quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Encerramento do Projeto Brinquedos e Brincadeiras


FESTA DE ENCERRAMENTO DO PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
EMEI e Creche São Vicente de Paulo.
Novo Horizonte, 25 de novembro de 2010.
·         Oração;
·         Leitura :
CARTA DE UMA CRIANÇA DO MATERNAL:

"Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos ,
Por favor, não diga que estou apenas brincando,
Porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.
Quando estou me fantasiando,
Arrumando a mesa e cuidando das bonecas.
Por favor, não me deixe ouvir você dizer ele está apenas brincando.
Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Eu posso ser mãe ou pai algum dia.
Quando estou pintando até os cotovelos,
Ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,
Por favor, não diga que estou apenas brincando,
Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Estou expressando e criando
Eu posso ser artista ou inventor algum dia.
Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola,
Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras.
Porque enquanto brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.
Eu posso estar numa empresa algum dia.
Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos.
Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.
Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças.
Eu posso ser um chefe algum dia.
Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo.
Por favor, não diga que estou apenas brincando.
Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.
Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.
Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje.
E eu digo: eu brinquei.
Por favor, não me entenda mal.
Por que enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou me preparando para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar."
         
·         Apresentação do que foi trabalhado no Projeto;
            Como dizia Piaget:   "Nas brincadeiras, uma criança age de acordo com sua visão do mundo".

          Durante nosso projeto que começou no segundo semestre, trabalhamos apresentando as letras do alfabeto de forma lúdica, através de brincadeiras.
           Para cada letra trabalhamos os nomes que começavam com aquela letra, uma história, que era contada, recontada, argumentada, desenhada e dramatizada, despertando nas crianças a magia  e o prazer da leitura.
            Também a cada letra trabalhamos uma música, que cantamos e as crianças puderam se expressar artísticamente.
            Para cada letra um brinquedo comprado ou feito de sucata e uma brincadeira tudo isto foi vivenciado nesses dias, que foram gratificantes. 
            Por meio de brincadeiras, a criança aprende muito, exercita suas habilidades, percebe coisas novas, repete sem parar o que gosta, explora e pesquisa o que há de novo ao seu redor. Estudos mostram que crianças que brincam bastante serão adultos mais ajustados e preparados para a vida. É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angústia, alegria e ansiedade.
            Brincar educa, ajudando a criança a adquirir o conhecimento técnico, o papel e os valores que serão necessários na idade adulta. Como fonte de desenvolvimento, contribui para a criatividade infantil, o crescimento intelectual, social e emocional.
            É preciso que a criança tenha liberdade para entreter-se da forma que achar melhor. Os pais devem proporcionar espaços destinados à brincadeira da criança, passando para ela, nesses momentos, as noções de limite. mostrando opções do que ela pode fazer.
            A sucata que usamos para trabalhar e construir brinquedos serviu para pensar um pouco sobre meio ambiente, construindo uma consciência para o amanhã.
            O brincar é necessário à formação de uma sociedade mais feliz, criativa, saudável e com uma melhor qualidade de vida.
            O brincar foi usado por nós como um rico recurso pedagógico, pois aprenderam pelo lúdico, pelo prazer de brincar , construiram e reconstruiram, desenvolvendo as inteligências múltiplas e tornando-se aptos para tornarem-se pessoas preparadas para a vida.
·         Apresentação das danças:
      Ao galopar um cavalinho de pau a criança entra no mundo do faz de conta a criança expressa seus desejos e suas vontades e aprende a enfrentar o mundo.
      O brincar potencia o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Eu Professora Vilma e meus alunos com a música: Cavalinho Alazão.
                                                                                             

Um sonho onde o mundo encantado das histórias se tornou realidade em cada personagem, em cada detalhe e em cada sorriso que encanta.
      Os Dedoches estimulam a imaginação e a linguagem. Desenvolvem a concretização das fantasias, expressão dos sentimentos, superação da timidez, a tomada de decisões e atenção. Proporcionam o prazer de dar vida e voz a animais, plantas e tudo que existe e encantam não só crianças, mas a todos que se dispõem a entrar no maravilhoso mundo das histórias.
Professora Mary Elza e alunos com a música: Ursinho Pimpão.                                 
O desempenho psicomotor da criança enquanto brinca, por exemplo, ao correr atrás de uma bola, alcança níveis que só mesmo a motivação intrínseca consegue. Simultaneamente, estimula-se a atenção, a concentração e a imaginação e, por consequência, contribui para que fique mais calma,  relaxada e aprenda a pensar, estimulando a sua inteligência e autonomia.
Professora Laurinda e alunos : Brincando de vai e vem.
       Através do brincar a criança desenvolve  capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar, exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais.
Professora Márcia e alunos:Brincadeira / Dança da cadeira.
            As cantigas de roda que embalavam brincadeiras e que, ao mesmo tempo, ajudavam a melhorar a comunicação, fazem parte do folclore brasileiro .
           Esta cantiga em especial existe a mais de cem anos e ainda desperta uma certa magia de seus versos, desafiando a oralidade e a criatividade.
Professoras Adriana e lazara com os alunos com a música: Ciranda Cirandinha.
      Convido a Coordenadora Lucimara que fará uso da palavra .    
·         Iremos fazer um DVD encerrando este ano de 2010, com fotos das brincadeiras aqui vivenciadas, este DVD será entregue no dia da reunião de pais que acontecerá na próxima semana.

·        Convido todos presentes para verem a exposição de trabalhos feitos com os alunos e muitas coisas que podem serem feitas com sucata e alguns brinquedos que também foram manuseados pelas crianças durante o projeto.(Lembrancinha imã de geladeira).

           

Um comentário:

  1. Vilma... Ficou lindo o Blog , Você caprichou !É
    mesmo um prazer poder trabalhar com você! Você coloca paixão no seu trabalho e dá vida a tudo que faz. Com certeza nossos alunos só lucram com sua dedicação e eu... agradeço a Deus por me dar a oportunidade de trabalhar e conviver com você mais um ano !
    PARABÉNSSSSSSSSSSSSSS!!!
    Beijão Débora Rodrigues

    ResponderExcluir